Primeiro bloco dos Jogos Escolares é finalizado em Campo Grande
O segundo bloco da competição terá início nesta terça-feira (6) também com agenda em Campo Grande
Terminou neste domingo (5), o primeiro bloco de modalidades dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, para a faixa etária de 15 a 17 anos, chegou ao fim com disputas emocionantes. Os jovens atletas competiram em modalidades como atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e luta olímpica.
Um dos grandes destaques do evento foi Vitória da Silva Barreto, de 16 anos, atleta de Três Lagoas que brilhou no arremesso de peso no atletismo. Vitória, que já conquistou várias medalhas, incluindo ouro no arremesso de peso e lançamento do disco nos Jogos Escolares Brasileiros de 2021 e no Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo em 2023, garantiu uma vaga na etapa nacional dos Jogos da Juventude. Esta foi sua última participação nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul.
Emocionada com o resultado, Vitória comentou sobre a importância dos jogos: “Os jogos são importantes porque ensinam sobre trabalho em equipe, disciplina e como lidar com vitórias e derrotas, além de incentivar o cuidado com a saúde. Eles são uma maneira divertida de aprender e crescer fora da sala de aula. Enfrentei algumas dificuldades, como a pressão para ganhar e o cansaço, pois conciliar treino com estudos é complicado. Outra dificuldade foi lidar com a frustração em algumas provas, já que nem sempre o resultado é o esperado. E, claro, as lesões são um risco que ninguém quer enfrentar”.
Outro destaque foi a corumbaense Rafaela Sanabria, de 15 anos, que competiu no judô na categoria até 40 kg e sagrou-se vice-campeã. Rafaela elogiou a recepção e o ambiente dos Jogos: “Gostei muito da minha participação nos Jogos Escolares. Havia muitas opções de lazer, como tirar fotos e cantar no karaokê. Conheci várias pessoas, gostei da comida e recebi muito apoio. As pessoas foram compreensivas e atenciosas. Gostei muito”.
O jovem Cauã Carlos, de 15 anos, da aldeia Amambai, brilhou no lançamento do disco, conquistando a medalha de ouro. Ele expressou sua satisfação com o resultado: “Fiquei muito feliz com o meu resultado, foi importante porque garanti a vaga para os Jogos Escolares Brasileiros, que era o meu objetivo. Na competição, não tive dificuldades, apenas precisei me concentrar. No entanto, na minha vida particular, enfrento muitas dificuldades financeiras. Minha inspiração no esporte é representar a minha escola, a minha comunidade e a minha cidade”.
Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul não apenas promovem a prática esportiva entre os jovens, mas também garantem a classificação dos melhores atletas para a etapa nacional, os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A etapa nacional ocorrerá de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa (PB).
O segundo bloco da competição terá início nesta terça-feira (6). Para mais informações e resultados detalhados, consulte os boletins oficiais dos Jogos nos links (boletim 6; boletim 7)
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.