Medalhistas nas Olimpíadas da Apae são recebidos com festa e desfilam na Capital
Delegação voltou de Aracaju com 3 medalhas de ouro e 2 de bronze na bagagem
Alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Campo Grande, que participaram das 23ª Olimpíadas Especiais das APAEs, foram recebidos com muita festa e barulho na tarde desta segunda-feira (12), na Capital. A delegação desfilou com o caminhão do Corpo de Bombeiros, seguido por uma carreata pelas ruas da região central.
Ao todo, o time de Campo Grande trouxe três medalhas de ouro e duas de bronze, no evento que ocorreu em Aracaju, capital do Sergipe. Os ouros foram conquistados nas modalidades: natação, corrida especial e lançamento de disco. Já as medalhas de bronze foram conquistadas no futsal.
Destaque da delegação, José Venâncio Barbosa, 25 anos, garantiu o ouro no atletismo, na modalidade de lançamento de disco. Versátil e experiente, o atleta que compete desde os 13 anos já conquistou medalhas no arremesso de peso e basquete.
“Embora eu tenha ganhado em outras modalidades, agora foi uma sensação totalmente única porque foi bastante especial”, resumiu o atleta que está prestes a concluir o curso de educação física.
Orgulhosa da conquista do grupo, a técnica da equipe e coordenadora regional das olimpíadas, Michele Caroline Fabian, destacou a importância do acompanhamento psicológico para a evolução de cada atleta, que não se resume apenas em conquista de medalhas ou premiação individual.
“O grande destaque foi o José, que é um atleta completo, muito determinado e aplicado. Outro destaque foi a Juliana que vem derrubando muitos tabus e monstros internos, quem viu a prova dela sabe como foi. É isso que o esporte proporciona, além da inclusão na sociedade a superação pessoal de cada indivíduo. As medalhas são frutos dos trabalhos que fazemos durante o ano, focando o tempo todo no emocional que é bastante delicado. Não há medalha nenhuma que pague o sorriso de cada atleta”, comentou a técnica, visivelmente emocionada.
O desfile dos campeões saiu do quartel do 1º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar), passou pelas avenidas Costa e Silva, Salgado Filho, Fábio Zahran, Doutor João Rosa Pires, Afonso Pena, Calógeras e retornou para o quartel.
"Fico muito contente, pois, sou pai de uma criança com autismo, então, me envolvo bastante com a causa. Entendo as dificuldades e os anseios, e, sei a felicidade que é para família, para quem trabalha junto, os terapeutas e professores, um resultado positivo como esse. Tenho muito orgulho e felicidade em poder participar. Sempre comento que missões assim são presentes para mim e agradeço muito", comentou o tenente Max, do 1º Grupamento de Bombeiros, que organizou a carreata.
Foram 5 dias de competições em 11 modalidades esportivas na capital sergipana, sendo 4 coletivas: basquete, handebol, futsal e futebol society e 7 individuais: atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa, capoeira e bocha.
A Apae de Campo Grande disputou os jogos com: Adriana Tavares na natação (medalhista de ouro); Maria Edwirges no tênis de mesa; Maisa Lino no salto em distância; Luan Vicente e Murilo Alves Florentino no Futsal (Medalhistas de bronze); Juliana Martins na corrida de 50 metros (medalha de ouro); José Venâncio no lançamento de disco (medalhista de ouro).