Na Copa, momentos tensos e emocionantes até nos empates sem gol
Já estamos em contagem regressiva. Em pouco mais de dois meses - em 14 de junho, para ser preciso - a 21ª Copa do Mundo da FIFA começará no Estádio Luzhniki, em Moscou, com o confronto entre os anfitriões e a Arábia Saudita.
Levantamento feito pela FIFA mostra uma estatística diferente. Em 20 edições, 70 jogos na história da Copa do Mundo terminaram com o placar de 0 a 0. Embora o objetivo principal do futebol seja o gol, mesmo os empates com o placar em branco proporcionaram momentos dramáticos, atmosferas tensas e performances altruístas e determinadas dos jogadores, diz o estudo.
A Inglaterra é a seleção que esteve envolvida em mais empates em 0 a 0 na Copa do Mundo com 11 jogos sem gol no geral no torneio mundial. A única vez que houve um empate sem gols na final da Copa do Mundo foi na Copa dos Estados Unidos, em 1994, entre o Brasil e Itália. Após a igualdade no placar no tempo normal e na prorrogação, as duas seleções foram para a disputa de penâltis. Franco Baresi, Massaro e Roberto Baggio erraram suas cobranças e o Brasil se tornou campeão do mundo pela quarta vez consecutiva.
O jogo da final em 1994, nos Estados Unidos, foi disputado em 17 de julho no Rose Bowl, na cidade de Pasadena. Após 90 minutos de jogo no tempo normal e 30 minutos na prorrogação o jogo terminou empatado por 0 a 0. O Brasil venceu a Itália por 3 a 2 na disputa de pênaltis. Pelo lado brasileiro, Márcio Santos errou, Romário, Dunga e Branco converteram. Pela Itália, só Albertini e Evani marcaram.