ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  13    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

Operário teve mais derrotas do que vitórias na temporada de 2023

Equipe alvinegra de Campo Grande jogou Estadual, Copa Verde, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D

Gabriel de Matos | 23/07/2023 16:08
Atleta do Operário após chute contra a meta do Cascavel-PR (Foto: Divulgação/Operário)
Atleta do Operário após chute contra a meta do Cascavel-PR (Foto: Divulgação/Operário)

Sem títulos, com baixo aproveitamento e mais derrotas do que vitorias, é assim que se define a temporada de 2023 do Operário Futebol Clube. O Galo jogou Campeonato Sul-Mato-Grossense, Copa Verde, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D. Foram 31 jogos com nove vitórias, nove empates e 13 derrotas. Isso dá 38% de aproveitamento no ano.

A temporada começou no 29 de janeiro no Estádio Jacques da Luz diante do Comercial. A vitória de 3 a 1 abriu a campanha de rebaixamento do rival. Até a estreia na Copa Verde, o time perdeu duas e venceu duas.

O término foi no Estádio Sortero Zarate, em Sidrolândia, no sábado (22). O time perdeu por 1 a 0 para a Ferroviária. Sem classificação, o ano terminou para os operarianos.

Impossibilitado de usar o Estádio Morenão, que ficou por toda a temporada em reformas, a casa foi o Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas.

Copas - Na Copa Verde, o único jogo foi fora de casa contra o Tocantinópolis em Tocantins. A equipe caiu nas disputas de penalidades. No tempo regulamentar, o Galo teve um pênalti no último lance do segundo tempo e desperdiçou.

Dias mais tarde, o grande triunfo da temporada: o Galo se classificou pela primeira vez à segunda fase da Copa do Brasil ao vencer o Operário Ferroviário-PR. O 1 a 0 no Estádio Jacques da Luz com gol de Jhonny garantiu a vaga. Ao todo, a milionária competição rendeu R$ 1,65 milhão ao clube.

A alegria na competição nacional terminou em Maceió (AL). O Operário sonhou com a vaga para a terceira fase, mas acabou sofrendo 5 a 0 para o CRB com todos os gols no primeiro tempo.

Primeiro jogo do ano do Operário contra o Comercial no Estádio Jacques da Luz (Foto: Marcos Maluf)
Primeiro jogo do ano do Operário contra o Comercial no Estádio Jacques da Luz (Foto: Marcos Maluf)

Estadual - Eliminado nas duas competições nacionais do primeiro semestre, os compromissos remanescentes eram pelo Campeonato Sul-Mato-Grossense. O Galo passou em segundo no grupo A contra Costa Rica, Serc, Coxim e Comercial. Na 10ª rodada, rebaixou o Comercial ao vencer novamente o clássico.

No mata-mata, o rival nas quartas de final foi o Novo. Em Sidrolândia, derrota por 2 a 0. No Jacques da Luz, 4 a 1, vitória e vaga na semifinal. O Dourados era o adversário e o Galo venceu na ida. Depois disso, foram três empates na sequência e título estadual perdido por ter a pior campanha que o Costa Rica.

A chegada à final rendeu vaga para a Copa do Brasil de 2024, mas não para Série D. Com isso, a equipe da Capital só garantiria calendário em alguma divisão nacional se subisse à Série C. Como não aconteceu, o time só terá Estadual e Copa do Brasil ano que vem.

Em relação ao retrospecto, o time do então treinador Celso Rodrigues teve 14 jogos com sete vitórias, três empates e quatro derrotas. Foram 20 gols feitos e 13 sofridos com 57% de aproveitamento.

Sem Morenão, Estádio Jacques da Luz foi a casa do Operário em 2023 (Foto: Divulgação/Operário)
Sem Morenão, Estádio Jacques da Luz foi a casa do Operário em 2023 (Foto: Divulgação/Operário)

Série D - O Operário entrou com expectativa de acesso conforme palavras do próprio presidente Nelson Antonio. Porém, foi apenas uma vitória em 14 jogos e a pior campanha do grupo A7.

Os rivais foram Patrocinense-MG, Maringá-PR, Inter de Limeira-SP, Ferroviária-SP, CRAC-GO, XV de Piracicaba-SP e Cascavel-PR. A única vez que saiu com os três pontos desde a vitória contra o Dourados na semifinal do Estadual foi o 1 a 0 ante a Inter de Limeira em casa.

Além disso, houve troca de técnico para as rodadas finais. Celso Rodrigues saiu e Leomir Dall'Astra entrou. Não mudou a situação. O Galo foi eliminado antes da última rodada.

Em números, o aproveitamento ficou em apenas 25% com uma vitória, cinco empates e oito derrotas. Foram somente cinco gols marcados em 14 jogos e 19 sofridos.

Nos siga no Google Notícias