Relembre os campeões estaduais na temporada do futebol de MS em 2023
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul organizou sete competições neste ano
A temporada do futebol sul-mato-grossense terminou neste mês de dezembro. Para 2024, a data do Campeonato Estadual de futebol masculino Série A já está definida e a estreia será no dia 21 de janeiro. Nesta última sexta-feira (29) do ano, relembre cada um dos oito campeões.
Série A masculina - O Costa Rica se consagrou bicampeão sul-mato-grossense em 2023. A Cobra do Norte teve uma campanha segura no grupo A da competição. Foram 19 pontos conquistados contra Operário, Serc, Coxim e o rebaixado Comercial. Nas quartas de final, avançou sobre o Aquidauanense. Na semifinal, eliminou o Ivinhema. Na grande final contra o Operário contou com o regulamento de resultados iguais para ser campeão em casa. A competição foi disputada de janeiro até abril.
Série B masculina - Ainda no âmbito profissional, outubro, novembro e dezembro foram meses para a disputa do Estadual Série B. Inicialmente, duas equipes subiriam para primeira divisão, mas com a desistência da Serc, mais uma vaga surgiu. A Portuguesa foi o melhor time com melhor campanha da primeira fase e apenas duas derrotas. Com ela, subiram o Corumbaense e o Náutico.
Feminino - Pelo terceiro ano consecutivo, o Operário foi o grande campeão feminino de Mato Grosso do Sul. Com seis times participantes, o Galo passou em primeiro no grupo A invicto contra Corumbaense e Seinter. Na semifinal, duas vitórias sobre o Pinheiros. A decisão foi com goleada sobre o time de Corumbá por 4 a 0. A competição foi disputada de setembro a novembro.
Sub-20 masculino - O Estadual Sub-20 valia vaga para a Copa São Paulo de Futebol Júnior e Copa do Brasil Sub-20. O grande campeão foi o Ivinhema sobre o União ABC. A campanha do time do interior começou com o terceiro lugar no grupo A (que era formado por Operário Caarapoense, Dourados, Águia Negra e Sete de Setembro). No mata-mata, passou por São Gabriel e Operário.
Sub-17 masculino - O Sub-17 começou em outubro e teve sua final em dezembro. O grande campeão foi o Costa Rica que iniciou a trajetória no grupo E e passou sobre sobre o Misto e Ícaro. Depois, bateu o Operário (oitavas), Seduc (quartas de final) e a Aefa (semifinal). Na final, passeou com dois 4 a 0 sobre o Comercial.
Sub-15 masculino - O Náutico, um dos times de Mato Grosso do Sul, especializados na formação de atletas, foi o campeão. No grupo A, foi o segundo contra Operário, Fênix e Vec. Nas oitavas de final, bateu o Seduc. Nas quartas de final, passou pelo Novo. Pela semifinal, o Ismaily ficou pelo caminho. A final teve reedição de jogo da primeira fase com vitória e empate sobre o Operário.
Sub-13 masculino - O Estadual Sub-13 deu Galo. O Operário eliminou o Comercial na primeira fase. Nas quartas de final, passou pelo Maracaju. O duelo semifinal foi contra o Águia Negra. Na final, 'deu o troco' diante do Náutico vencendo a ida por 2 a 0 e o jogo de volta por 3 a 2.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.