Valorant Champions: o que podemos esperar dos brasileiros?
Team Vikings, Vivo Keyd e Furia representam o país no torneio que começa em dezembro
O Valorant Champions, primeiro Mundial do FPS da Riot Games, será disputado de 1º a 12 de dezembro e tem a presença de três equipes brasileiras entre os 16 classificados para o torneio. São eles: Team Vikings, Vivo Keyd e FURIA. É possível apostar que um deles brigará pelo troféu inédito?
Abaixo, saiba tudo sobre o campeonato que terá Berlim, na Alemanha, como sede, assim como foi no VALORANT Masters, o último torneio internacional do cenário competitivo do jogo.
VKS, VK e FURIA já estão na Europa realizando um bootcamp de preparação para o Champions. Os brasileiros conheceram seus adversários e não terão caminho fácil se quiserem sonhar em ao menos se garantirem nos playoffs. Confira os quatro grupos:
GRUPO A
- Acend (EMEA)
- Team Envy (NA)
- X10 Esports (SEA)
- Vivo Keyd (BR)
GRUPO B
- Sentinels (NA)
- Krü (LATAM)
- Team Liquid (EMEA)
- FURIA (BR)
GRUPO C
- GAMBIT (EMEA)
- Team Vikings (BR)
- Crazy Racoon (JP)
- Team Secret (SEA)
GRUPO D
- Vision Strikers (KR)
- FNATIC (EMEA)
- Cloud9 (NA)
- Full Sense (APAC)
O caminho dos brasileiros no primeiro mundial de Valorant
A Team Vikings, por ter somado mais pontos durante o ano, ficou no segundo pote no sorteio e pegou um grupo mais fraco que os outros brasileiros. O bootcamp da organização é realizado em Madrid, na Espanha, onde o local de treinamento é o CT da Case Esports, time criado pelo jogador de futebol Casemiro, do Real Madrid.
A estreia da VKS no VALORANT Champions será logo no dia 1º de dezembro, às 14h (de Brasília), contra a Crazy Racoon. A line é composta por frz, sacy, saadhak, gtn e sutecas.
A Vivo Keyd, que conseguiu a vaga na Champions por ter a segunda maior pontuação durante o ano, enfrenta logo na estreia um dos melhores times do mundo, a Acend do turco cNed. O duelo será no dia 3 de dezembro, às 11h (de Brasília). O bootcamp da VK é realizado diretamente de Berlim, local do torneio, e a estrutura do time da BIG vem sendo utilizada pelos brasileiros.
A line da Vivo Keyd foi a única entre os brasileiros que sofreu modificação para a disputa do Champions. mwzera, tido por muitos como melhor jogador brasileiro, foi emprestado pela Gamelanders e substituirá ntk. Ele se junta a heat, JhoW, v1xen e murizzz.
A FURIA garantiu a vaga no Champions ao conquistar o título do Last Chance Qualifier SA, torneio que ocorreu de forma presencial em São Paulo no último mês, e entrou no grupo da morte, com os fortíssimos Sentinels, Liquid e Krü. A equipe realiza bootcamp na Sérvia.
A estreia da FURIA no VALORANT Champions será no dia 2 de dezembro, às 17h (de Brasília), contra a Sentinels. A line conta com xand, nzr, Khalil, mazin e qck.
Como funcionará o torneio?
O VALORANT Champions terá uma fase de grupos estilo GSL (eliminação dupla), seguida de uma chave de eliminação única com 8 equipes. Durante a fase de grupos, as equipes competirão em uma chave de eliminação dupla com 4 equipes para decidir as 2 vencedoras de cada grupo. Na primeira rodada, as equipes de seed 1 enfrentarão as equipes do seed 4, e as do seed 2 competirão contra as do seed 3.
Após a fase de grupos, um sorteio aleatório decidirá as chaves da fase eliminatória. As 4 equipes que avançarem em 1º lugar serão pareadas aleatoriamente com uma equipe que terminou em 2º em um grupo diferente. Haverá, então, uma chave eliminatória com 8 equipes, que colocará as classificadas em 1º lugar contra as classificadas em 2º lugar.