Conta de terrenos que prefeitura limpou chega ainda este mês
Nova regra – Está completando cinco meses a regulamentação da lei que permite a Prefeitura de Campo Grande fazer limpeza e "mandar a conta" aos proprietários de terrenos com matagal que não resolveram a situação após serem multados.
Primeirinhos – Após os prazos para adequação e multas, neste mês, a Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos) receberá da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana) a primeira relação de endereços com terrenos a serem limpos.
Conta – A prefeitura não divulgou ainda os valores, mas informou que a cobrança de cada limpeza depende da medida do lote. O custo da limpeza será vinculado à inscrição imobiliária do imóvel e caso o proprietário não pague vai para a dívida ativa.
Continua – O vereador André Luís Soares, o “Prof. André” (PRD), vai “continuar batendo” na proposta da tarifa zero no transporte coletivo, que levantou há um ano com a realização de um seminário na Câmara Municipal. Como sabe que haverá eleições, o parlamentar espera que o tema vire compromisso de campanha dos candidatos a prefeito.
Direito universal – Assim sendo, se não chegar ao fim da corrida eleitoral, o vereador que é pré-candidato a prefeito, ao menos terá emplacado o assunto vislumbrando que o fim da cobrança vire realidade na Capital, assim como ocorre em diversas outras cidades Brasil afora.
Mais uma vez – Nesta semana, ele promoverá uma audiência pública e, desta vez, vai argumentar que já há uma proposta federal para colocar o transporte como direito universal do cidadão. Com isso, o Governo Federal também teria que ajudar a custear a tarifa para que o usuário não pagasse. Alguém que trabalha 20 dias por mês paga quase R$ 200,00, lembra ele. Portanto, seria um alívio para o trabalhador.
Mais que isso – O vereador lembra ainda que não se trata de uma melhoria apenas para o transporte, mas à mobilidade urbana e à proteção da vida humana, porque atualmente entre 20% e 30% dos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) da Capital estão ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. Em um ano, a discussão não evoluiu muito no que depende da prefeitura, mas a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), declarou há alguns dias que a tarifa zero é possível e disse até que já está prevendo um estudo técnico. No entanto, ela alertou que não será algo fácil.
Fundo do baú – Lembrança de André Puccinelli (MDB) movimentou a rede social do ex-governador. A foto mostra o emedebista trabalhando como médico em Fátima do Sul. “Onde tudo começou, sem saber que a vida política me aguardava para desempenhar um grande papel na Prefeitura de Campo Grande”, disse na legenda.
Desenterrando – O #tbt desenterrou recordações de outros internautas, ex-pacientes do médico. “Era o médico que fez parto do meu irmão em Fátima do Sul no ano de 1978”, revelou Sandra Maria. Os filhos do ex-governador também comentaram a postagem. Puccinelli Júnior contou que o pai fez o parto dele e o da irmã mais velha, enquanto Vanessa Puccinelli, também médica, afirmou: “Nesta área você me influenciou”, deixando claro que diferente do pai, ela não tem interesse na política.
Campanha on-line? – A página de Puccinelli no Instagram fez questão de responder a todos os comentários e ao que parece, pelo menos parte deles, foram respondidos pelo próprio e não por um administrador, como acontece muito nas contas de pessoas públicas. Um dos comentários é sobre a avó do internauta, professora de Fátima do Sul com quem André tomava café e a resposta demonstra certa intimidade com a história. Além disso, o ex-governador se mostra "pré-candidatíssimo" a prefeito de Campo Grande, porque aproveita os elogios para dizer que quer “fazer mais” pela Capital.