ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 34º

Jogo Aberto

De abadá e tudo, Lula já passou Carnaval em MS

Por Anahi Zurutuza, Gabriela Couto e Fernanda Palheta | 10/12/2024 06:00
De abadá e tudo, Lula já passou Carnaval em MS
Em 1997, Lula posa para foto com "fãs" durante Carnaval de rua (Foto: Instagram/Reprodução)

Folia – De abadá e tudo, Luiz Inácio Lula da Silva, antes de ser presidente, curtiu a “Murtinho Folia” em Mato Grosso do Sul. Era 1997 e o então líder petista, que havia concorrido à presidência três anos antes, veio passar o Carnaval em Porto Murtinho. Quem fez a revelação foi o deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT. Na semana passada, ele entregou a Lula um álbum de fotos contendo as imagens dessa passagem por MS. “Curtimos a folia e depois fomos pescar no Rio Paraguai. Foi uma viagem sensacional e que rendeu belíssimas memórias”, afirmou o parlamentar.

Fã de Clara Nunes – A apresentação cultural que antecedeu a Cerimônia de Assinatura de Convênios para a Promoção da Cidadania no Sebrae/MS, no fim da manhã dessa segunda-feira (8), revelou o gosto musical do deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD). O parlamentar foi um dos únicos presentes que cantou junto com a dupla Marcius e Marcelus Andrade a música Canto das Três Raças, que ficou famosa na voz de Clara Nunes na década de 1970.

Presente da Amazônia – O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), ganhou um presente especial durante o evento. A diretora-executiva de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Margarida Castro Euler, entregou um pacote de café premiado produzido pelo povo Paiter-Suruí, da Terra Indígena Sete de Setembro, em Rondônia. “É uma parceria que começou com a pesquisa e resultou em um café que tem sido premiado. O povo indígena suruí, hoje, não só produz café, como tem a primeira indígena barista do Brasil, que está apresentando esse café nacional e internacionalmente”, detalhou.

Discurso colou – Os números do sucesso econômico reiterado pelo governador de Mato Grosso do Sul em seus discursos também estão na boca de outras autoridades, como o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Maurício Saito, que fez questão de espalhar os dados. “Números que eu gosto sempre de relatar, eu acho que a gente não pode deixar de enaltecer: somos o primeiro no País em crescimento da indústria de transformação, terceira menor taxa de pobreza extrema, terceiro lugar no ranking de liberdade econômica e o terceiro maior apoio a ter empreendedores”, detalhou. Outros parlamentares também se apropriaram do lema de MS: “próspero, verde, digital e inclusivo”.

Agradecimento público – Durante o dia cheio de agendas públicas, Riedel fez questão de repetir o agradecimento público aos deputados estaduais. Durante a inauguração do 3º andar da Unidade 3 do Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão, o tucano afirmou que aos parlamentares que têm sido uma grande parceira do Estado. Horas depois, no Sebrae, voltou a elogiar os deputados que analisaram mais de 20 projetos de lei em menos de um mês. “Eu quero fazer um agradecimento público pelo ritmo acelerado de trabalho que aquela Casa teve. E sem dúvida nenhuma, contribuem em muito para a gente destravar questões, avançar, otimizar a atuação do Estado”, disse.

Parte 2 – Em ritmo de fim de ano, Riedel fez questão de agradecer também a bancada federal, que definiu onde serão investidos do R$ 528 milhões de emendas parlamentares. “Uma discussão difícil, dada à natureza, de entendimento e compreensão. Quando um parlamentar abre mão de uma prerrogativa que é sua, do ponto de vista político, de uma emenda que poderia trazer mais dividendos políticos, em benefício a questões estruturais que o Estado precisa, é sinal de grandeza e maturidade política. E aqui eu quero cumprimentar a bancada por essa iniciativa”, encerrou.

Aluno do Empretecs – Enquanto anunciava a ampliação do Emprentec Indígena, Riedel revelou que já foi aluno do curso de empreendedorismo. “Há 25 anos, eu fui aluno de Emprentec. Eu tinha 26 anos de idade e aquilo mexeu profundamente comigo, a ponto de eu sair para tomar risco, para chamar pra mim discussões importantes de ir adiante ou não com o nosso negócio, com o investimento”, contou.

ERD - O Projeto de Lei 286/2024, apresentado pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, propõe a criação do ERD (Endereçamento Rural Digital) para facilitar o acesso a serviços públicos essenciais na zona rural, como transporte escolar, saúde e segurança. A medida visa também promover a identificação georreferenciada das propriedades rurais por meio de tecnologia de geolocalização e QR Code, além de apoiar os municípios no mapeamento de vias e logradouros rurais, visando à melhor organização do território.

Pesca - O deputado estadual José Orcirio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, membro da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, organizou um debate sobre a Política Estadual de Pesca para esta terça-feira (10), no Plenarinho Nelito Câmara, a partir das 14h. O foco da discussão será a Lei 6.190, sancionada em fevereiro de 2024, que proíbe a captura, embarque, transporte, comercialização, processamento e industrialização do Dourado nos rios do estado até 31 de março de 2025.

Ajudante do Noel - A primeira-dama, Mônica Riedel, fez uma revelação às crianças que participaram da cerimônia de encerramento do Caixa Encantada. "Quando eu era pequena eu ficava preocupada se o papai Noel ia conseguir entregar presente para todas as crianças do mundo. Eu sempre quis ser ajudante do Papai Noel. E agora como esposa do Eduardo, eu estou podendo ajudar muito mais do que eu imaginei".

Nos siga no Google Notícias