ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Jogo Aberto

Deputado busca reforço para “Frente Invasão Zero”.

Por Caroline Maldonado e Gabriela Couto | 18/11/2023 07:00
Índigenas em condomínio de Dourados, reinvindicado como terra de ocupação tradicional (Foto: Diogenes Fernandes/RIT TV)
Índigenas em condomínio de Dourados, reinvindicado como terra de ocupação tradicional (Foto: Diogenes Fernandes/RIT TV)

Tropa de choque - O deputado Carlos Alberto David (PL), o Coronel David, está recrutando membros na Famasul e na Acrissul para reforçar a “Frente Parlamentar Invasão Zero”. Nesta semana, esteve com o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul, Marcelo Bertoni, e com o presidente da Associação dos Criadores do MS, Guilherme Bumlai, falando sobre a necessidade de apoio ao grupo criado na Assembleia Legislativa, no dia 7 de novembro.

Bandeira - Apesar dos convites, nem os membros da Comissão ainda foram definidos para levantar a bandeira contra movimentos de trabalhadores sem-terra e indígenas, traçando estratégias para combater as “invasões de propriedades, tanto rurais quanto urbanas”, em Mato Grosso do Sul. Os integrantes devem ser indicados na próxima semana.

Conselho da direita - Apesar de estar no mesmo barco e de já ter se reunido com a prefeita de Campo Grande, o deputado federal Marcos Pollon (PL) diz que nunca conversou com ela sobre política, mas deu pitacos à equipe de Adriane Lopes (PP). Em entrevista à rádio na sexta-feira (17), Pollon disse que “falou que ela precisa se posicionar mais à direita”, porque não consegue ver isso nela.

Termômetro da direita - O deputado, no entanto, admitiu que Adriane é “uma liderança forte do segmento evangélico”, o que é um “traço da direita”. Mas logo fez um remendo e disse que “talvez da centro-direita”. Tudo isso para argumentar que a prefeita, que já é pré-candidata a reeleição, é “menos direita” do que o ex-deputado Renan Contar, o “Capitão” (PRTB), e o procurador Sérgio Harfouche, o “Promotor Harfouche”, que foi candidato a prefeitura em 2020 pelo partido Avante.

Madrinha da direita - Pollon indica que, em sua opinião, um dos dois ou ambos poderiam ter lugar no que ele acredita ser uma chapa oficial da direita à prefeitura. “Eu, como dirigente partidário, quero que o PL, como o maior partido do Brasil, tenha candidato em Campo Grande”, disse, desqualificando a prefeita como candidata da direita, muito embora, tenha começado a conversa justamente enaltecendo a senadora Tereza Cristina (PP), madrinha política de Adriane no partido e na direita.

Elogios à parte - “Em Brasília, ela [Tereza] é de longe uma das principais lideranças da direita do Brasil. Tudo o que a direita conquista passa pelas mãos da Tereza. O marco temporal foi uma construção da Tereza”, disse Pollon. Restou claro que o deputado espera que a prefeita assuma mais pautas dos direitistas, pois o apoio da Tereza não chega a habilitá-la, para os padrões dele, como uma candidata da direita.

De cama - O ex-vereador, Francisco Gonçalves de Carvalho (Podemos), conhecido como Veterinário Francisco, passou nesta semana por uma angioplastia. Segundo a assessoria do partido, apesar da intervenção, ele está bem, mas continua internado “por precaução, aguardando alta.” A liberação deve ocorrer neste fim de semana.

Finalmente! - A partir de 9h desta segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Campo Grande coloca em pauta um problema complexo, que piora a cada dia na Capital: "políticas públicas para população de rua", ou a falta desse tipo de ação.

Tenha fé - A torcida é para que a audiência pública marcada para o dia 20 sirva de alguma coisa, nem que seja de alerta para questões como o uso de drogas, o principal responsável pela legião de pessoas que perambula pelas ruas da cidade, sem chance de tratamento.

Redação nota mil - O 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) redefiniu a data de cerimônia da premiação aos alunos e escolas participantes do certame promovido pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. Será no dia 12 de dezembro, às 13h30, no Plenário Júlio Maia, com a divulgação das 30 redações destaques, os primeiros lugares vencedores e as escolas que ganharão um total de R$ 22 mil em prêmios.

Nos siga no Google Notícias