ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Deputado busca reforço para “Frente Invasão Zero”.

Por Caroline Maldonado e Gabriela Couto | 18/11/2023 07:00
Índigenas em condomínio de Dourados, reinvindicado como terra de ocupação tradicional (Foto: Diogenes Fernandes/RIT TV)
Índigenas em condomínio de Dourados, reinvindicado como terra de ocupação tradicional (Foto: Diogenes Fernandes/RIT TV)

Tropa de choque - O deputado Carlos Alberto David (PL), o Coronel David, está recrutando membros na Famasul e na Acrissul para reforçar a “Frente Parlamentar Invasão Zero”. Nesta semana, esteve com o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul, Marcelo Bertoni, e com o presidente da Associação dos Criadores do MS, Guilherme Bumlai, falando sobre a necessidade de apoio ao grupo criado na Assembleia Legislativa, no dia 7 de novembro.

Bandeira - Apesar dos convites, nem os membros da Comissão ainda foram definidos para levantar a bandeira contra movimentos de trabalhadores sem-terra e indígenas, traçando estratégias para combater as “invasões de propriedades, tanto rurais quanto urbanas”, em Mato Grosso do Sul. Os integrantes devem ser indicados na próxima semana.

Conselho da direita - Apesar de estar no mesmo barco e de já ter se reunido com a prefeita de Campo Grande, o deputado federal Marcos Pollon (PL) diz que nunca conversou com ela sobre política, mas deu pitacos à equipe de Adriane Lopes (PP). Em entrevista à rádio na sexta-feira (17), Pollon disse que “falou que ela precisa se posicionar mais à direita”, porque não consegue ver isso nela.

Termômetro da direita - O deputado, no entanto, admitiu que Adriane é “uma liderança forte do segmento evangélico”, o que é um “traço da direita”. Mas logo fez um remendo e disse que “talvez da centro-direita”. Tudo isso para argumentar que a prefeita, que já é pré-candidata a reeleição, é “menos direita” do que o ex-deputado Renan Contar, o “Capitão” (PRTB), e o procurador Sérgio Harfouche, o “Promotor Harfouche”, que foi candidato a prefeitura em 2020 pelo partido Avante.

Madrinha da direita - Pollon indica que, em sua opinião, um dos dois ou ambos poderiam ter lugar no que ele acredita ser uma chapa oficial da direita à prefeitura. “Eu, como dirigente partidário, quero que o PL, como o maior partido do Brasil, tenha candidato em Campo Grande”, disse, desqualificando a prefeita como candidata da direita, muito embora, tenha começado a conversa justamente enaltecendo a senadora Tereza Cristina (PP), madrinha política de Adriane no partido e na direita.

Elogios à parte - “Em Brasília, ela [Tereza] é de longe uma das principais lideranças da direita do Brasil. Tudo o que a direita conquista passa pelas mãos da Tereza. O marco temporal foi uma construção da Tereza”, disse Pollon. Restou claro que o deputado espera que a prefeita assuma mais pautas dos direitistas, pois o apoio da Tereza não chega a habilitá-la, para os padrões dele, como uma candidata da direita.

De cama - O ex-vereador, Francisco Gonçalves de Carvalho (Podemos), conhecido como Veterinário Francisco, passou nesta semana por uma angioplastia. Segundo a assessoria do partido, apesar da intervenção, ele está bem, mas continua internado “por precaução, aguardando alta.” A liberação deve ocorrer neste fim de semana.

Finalmente! - A partir de 9h desta segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Campo Grande coloca em pauta um problema complexo, que piora a cada dia na Capital: "políticas públicas para população de rua", ou a falta desse tipo de ação.

Tenha fé - A torcida é para que a audiência pública marcada para o dia 20 sirva de alguma coisa, nem que seja de alerta para questões como o uso de drogas, o principal responsável pela legião de pessoas que perambula pelas ruas da cidade, sem chance de tratamento.

Redação nota mil - O 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) redefiniu a data de cerimônia da premiação aos alunos e escolas participantes do certame promovido pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. Será no dia 12 de dezembro, às 13h30, no Plenário Júlio Maia, com a divulgação das 30 redações destaques, os primeiros lugares vencedores e as escolas que ganharão um total de R$ 22 mil em prêmios.

Nos siga no Google Notícias