ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Deputado cobra “reparação histórica” para Pantanal de MS

Por Gabriela Couto, Caroline Maldonado, Fernanda Palheta e Anahi Zurutuza | 19/04/2024 06:00
Deputado estadual Roberto Hashioka ao entregar projeto pronto para ministra levar à Brasília (Foto: Assessoria/Divulgação)
Deputado estadual Roberto Hashioka ao entregar projeto pronto para ministra levar à Brasília (Foto: Assessoria/Divulgação)

Pantanal sul-mato-grossense - O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) entregou pessoalmente à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o pedido de PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para inclusão do Pantanal sul-mato-grossense na Constituição. Hashioka explicou que o texto atual da Carta Magna se refere somente ao Pantanal de Mato Grosso como sendo patrimônio nacional, excluindo Mato Grosso do Sul.

Reparação histórica – O parlamentar explicou ainda que dois terços do bioma pantaneiro se encontram no nosso Estado, e disse que “a concretização desse pedido significaria muito para a nossa população e para as gerações futuras”. “Uma reparação histórica para o nosso Estado, além de garantir a preservação daquele ecossistema, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais”, ressaltou.

‘Véio’ do Rio - Figura permanente no portão do Bioparquue Pantanal, o ‘Véio do Rio’ sul-mato-grossense aproveitou a presença da ministra Marina Silva para tietar. Ele ganhou um abraço e o carinho da chefe de Estado que foi atenciosa com todos.

Moção de Aplauso – Com 16 votos favoráveis e quatro contrários, os deputados estaduais aprovaram na sessão ordinária desta quinta-feira (18), Moção de Aplauso para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo anúncio da construção de 2 mil casas populares em Mato Grosso do Sul. A honraria foi apresentada pelo deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

Eleição acabou – Durante a votação, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro do PP, partido aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), defendeu a aprovação e uma postura republicana e democrática. “A eleição acabou. Lula não é o presidente da esquerda ou da direita. Ele é o presidente de todos os brasileiros”, disse Gerson. “A polarização política não pode servir de pretexto para torcermos contra o Brasil”, completou.

Novas regras - Os deputados Paulo Duarte (PSB) e Pedro Pedrossian Neto (PSD) foram eleitos o presidente e vice-presidente, respectivamente, da Comissão Especial de Reforma do Regimento Interno da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Os nomes foram definidos em reunião no dia 10 de abril e publicados no Diário Oficial da Alems desta quinta-feira (18).

Moderninho – Falando em Duarte... As roupas escolhidas pelo deputado para o trabalho têm chamado a atenção. Nesta semana, ele apareceu em uma das sessões com “look” monocromático. O terno e tênis em tons de bege claro foram classificados como “fashion” por quem testemunhou.

Continua – Até a Câmara Municipal entrou na rota de manifestações dos servidores aposentados do Estado, que pedem o fim do desconto de 17% sobre a aposentadoria. Na quinta-feira (18), eles estiveram com cartazes e deixaram até bilhetes informando a população sobre a sua situação.

Insatisfação – O desconto ocorre desde 2021 e o governo do Estado já concedeu abono para resolver a questão, mas os aposentados continuam descontentes. Não é a primeira vez que vão à Câmara, embora o Legislativo municipal nada possa interferir no assunto. Há algumas semanas, eles participaram de audiência pública direitos dos servidores municipais.

Canal premiado – Nesta sexta-feira (19), as advogadas Carolina Centeno e Priscila Arraes Reino, do Arraes e Centeno Advocacia, recebem em São Paulo o prêmio “Melhores Escritórios Digitais do Brasil”, na categoria YouTube. Pelo canal, as advogadas tiram dúvidas e dão dicas nas áreas previdenciária e trabalhista. O reconhecimento nacional ao trabalho da dupla pela internet é uma iniciativa da ADVBOX.

Nos siga no Google Notícias