Desafetação de áreas faz Câmara enfrentar prefeitura
Impasse – Os trâmites para desafetação de áreas, que seguem regras previstas no PDDUA (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental), têm causado divergências entre a prefeitura e a Câmara de Vereadores. O presidente da Casa de Leis, vereador Carlos Augusto Borges, o “Carlão” (PSB), conseguiu passar projeto que muda uma regra, mas a prefeita Adriane Lopes (Patriota) vetou a proposta.
Aqui não – Carlão quer que os vereadores não tenham que consultar órgãos da prefeitura para propor desafetação. O veto voltou para a Câmara e deveria ser votado na terça-feira (20), mas o secretário de Governo e Relações Institucionais, João Rocha, pediu que fosse retirado da pauta. Carlão aceitou adiar a votação para amanhã (22), mas avisou que vai derrubar o veto, certo de que terá apoio da maioria.
Ajuda - A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul firmou Termo de Cooperação com a Câmara Municipal da Capital para ajudar com pareceres e informações na elaboração dos projetos de lei. A parceria é muito bem-vinda, porque vira e mexe vereadores propõem leis inócuas ou inconstitucionais.
Voz da experiência - A deputada Lia Nogueira (PSDB) recebeu um conselho do colega parlamentar Zé Teixeira (PSDB) em relação à candidatura à Prefeitura de Dourados. Em defesa própria, o deputado, que também tem interesse na disputa no município, disse que não é o momento da colega.
Dourados – O município que tem o segundo maior colégio eleitoral do Estado será disputadíssimo em 2024. O PSDB precisa acertar os ponteiros dentro do ninho para definir quem será o candidato do partido. Os deputados estaduais Lia Nogueira, Zé Teixeira e o deputado federal Geraldo Resende estão na disputa. Além disso, o partido analisa a filiação do ex-deputado Marçal Filho, uma vez que pesquisas internas teriam apontado ele como um nome em alta em Dourados, porém, essa possível filiação tem causado ciúmes e gerado conflitos internos.
Recalculando a rota - O ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD) disse que o diretório municipal do partido já tem falado em candidatura própria para as eleições de 2024. Embora ele “tenha carinho, respeito e empatia” pela sua ex-vice e atual prefeita, Adriane Lopes (PP), a legenda deve ir para o confronto. "Eu sempre disse minha opinião, mas era individual. O partido quer ter candidato e temos nomes para isso".
Genebra – A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) está com viagem marcada para os dias 15 e 16 de setembro para Genebra, na Suíça, onde terá uma reunião das escolas do Legislativo. “Lá vamos apresentar um projeto voltado para o empreendedorismo feminino e tentar viabilizar recursos para esse projeto”. O detalhe é que falta o principal. A deputada disse que o projeto que será apresentado ainda não foi escolhido.
In loco - Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates deve vir para Mato Grosso do Sul nos próximos meses. A confirmação é do chefe da Casa Civil, Eduardo Rocha. "Ele virá entre julho ou agosto para Três Lagoas, vai dormir aqui e conhecer a fábrica de fertilizantes. O governador vai disponibilizar um helicóptero para ele ver a grandeza do nosso Estado com as multinacionais e depois irá para a Bolívia negociar o gás", detalhou.
Tudo no sigilo – Cinco dias depois de deflagrada a Operação Cascalhos de Areia, com o intuito de fazer desmoronar esquema de fraude em licitações e desvio de milhões em recursos dos cofres municipais destinados à manutenção de ruas sem asfalto em Campo Grande, toda a documentação relacionada à investigação permanece em sigilo absoluto. Normalmente, dias depois de forças-tarefas, os autos processuais são liberados para acesso ao público. Não foi o que aconteceu desta vez.
Prestação de contas - A festa junina da Assembleia Legislativa rendeu. O deputado estadual Pedro Kemp (PT) fez questão de fazer uma prestação de contas pública da barraca do arroz carreteiro e do quentão, que ele ficou responsável. Ao todo, foram R$ 4.062 repassados ao Instituto Filhos da Misericórdia