ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  24    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Espaçoso ocupa duas vagas para estacionar na "casa das leis"

Jackeline Oliveira, Maristela Brunetto e Anahi Zurutuza | 08/09/2023 06:00
Espaçoso, motorista ocupou vaga para pessoas com deficiências e mais uma nesta semana (Foto: Jackeline Oliveira)
Espaçoso, motorista ocupou vaga para pessoas com deficiências e mais uma nesta semana (Foto: Jackeline Oliveira)

Pode tudo – O estacionamento da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) tem vagas específicas reservadas às pessoas com deficiência, idosos e gestantes, porém não existe fiscalização no uso. Na quarta-feira (6), além de utilizar vaga destinada a deficientes, um servidor estacionou o carro atravessado ocupando o espaço para dois veículos.

Anti-assédio – A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) quer garantir a segurança das mulheres nos ônibus do transporte intermunicipal de passageiros. O projeto “Cadeira Rosa” prevê a reserva de assentos exclusivos para elas nos veículos. “É uma forma de garantir a segurança das mulheres nesse transporte, pra que elas não sofram violência e importunação sexual”, explicou a deputada ao defender a proposta nesta semana.

Até tu – Esquecer o “do Sul” para se referir ao Estado não é “privilégio” do brasileiros. Até a imprensa estrangeira faz confusão. Nesta quinta-feira (7), matéria do jornal El Deber citou a fuga de José Cláudio Arantes, do “Tio Arantes”, da “Gameleira, en Mato Grosso”, dando incompleta a informação sobre o “desaparecimento” do líder do PCC, em 2021, da Colônia Penal Agroindustrial da Gameleira, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

É golpe – Durante os mais de 600 dias como fugitivo, além de ser lembrado pela polícia, do Brasil e internacional, golpistas também não deixaram “Tio Arantes” cair no esquecimento. O nome dele era usado por estelionatários para ganhar dinheiro. “Esse fez alguns passarem apuros com o golpe do Whats kkk”, comentou leitor do Campo Grande News ao ver a notícia da prisão do criminoso procurado.

 Corte eleitoral – O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) já tem pronta uma relação de advogados interessados em disputar vaga de juiz eleitoral, para atuar em 2024 e 2025 no TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), em substituição a Juliano Tannus, que termina seu período em dezembro. O pleno TJ analisa no próximo dia 20 quem vai ficar na lista sêxtupla a ser enviada ao presidente Lula para escolha.

Candidatos – No rol, há criminalista e advogado conhecido no meio político. Estão inscritos: Carlos Alberto Almeida de Oliveira Filho, Fernando José Baraúna Recalde, Gabriel Affonso de Barros Marinho, José Belga Assis Trad, José Maciel Sousa Chaves, Katarina de Carvalho Figueiredo Aragaki, Lucas Costa da Rosa, Maria Caroline Bertol Carloto Trindade Nantes, Tobias Ferreira Pinheiro e Yves Drosghic.

Advogados juízes – Pela Constituição Federal, os TREs têm cinco membros, sendo dois desembargadores dos TJs, que comandarão a Corte Eleitoral, um juiz federal e dois advogados escolhidos pelo presidente da República a partir de lista sêxtupla, que cumprirão dois anos de atuação e poderão tentar ainda mais um biênio.

Carona amiga – O TJMS vai usar aeronaves do Governo do Estado e reembolsar as despesas. Extrato do termo de cooperação assinado entre os dois poderes foi divulgado em Diário Oficial nesta semana. Conforme a publicação, os aviões poderão ser emprestados ao Judiciário para o “cumprimento de missões ou agendas oficiais” até dezembro de 2024.

Todo mundo no volante – Desvio de função de servidores lotados na Prefeitura de Guia Lopes da Laguna foi identificado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, que recomenda ao município que pare de atribuir funções de motorista a funcionários lotados efetivamente como assessores de secretaria ou coordenadores de departamento.

Irregular – Houve concurso público para preenchimento de cargos de motoristas, que foram ocupados e os remanescentes, foram preenchidos por meio de processo seletivo. Mas, a irregularidade se manteve em relação a alguns servidores, o que motivou a recomendação.

Nos siga no Google Notícias