Ex-aliado político agora critica ambulância que virou sucata
Terra arrasada - O pé de guerra político em Bandeirantes, cidade a 70 quilômetros de Campo Grande, parece que nunca vai ter fim. Sem prefeito diplomado, após o vencedor Álvaro Urt (PSDB) não assumir por conta de uma ação de inelegibilidade, a prefeitura “caiu no colo” do vereador Marcelo Abdo (PP), que assumiu o cargo por ser presidente da Câmara Municipal.
Ex-aliados? - Em pouco mais de 20 dias à frente da prefeitura, o prefeito interino tem lançado duras críticas à administração do ex-prefeito Gustavo Sprotte, que foi seu aliado durante a campanha eleitoral de 2024, mas não foi reeleito. Membros do mesmo partido, agora o prefeito interino denuncia sérios problemas herdados da gestão do ex-prefeito e aliado.
Situação caótica - Marcelo Abdo decretou estado de emergência na saúde por seis meses, apontando a precariedade no setor, com falta de medicamentos, materiais hospitalares, veículos inoperantes e apenas uma UTI funcionando no hospital municipal. Segundo ele, não há contratos vigentes nem recursos suficientes em atas de registro de preços para atender às necessidades emergenciais da saúde.
Frota sucateada - O prefeito interino também destacou o estado crítico da frota municipal. Entre os problemas identificados, cinco ônibus escolares apresentavam falhas mecânicas, enquanto ainda estavam em uso, e uma ambulância foi encontrada abandonada em meio ao mato. O carro oficial do prefeito agora atende a Secretaria de Saúde.
Copo chique - Os funcionários do TJMS já estão bebendo água nos 4.340 copos de inox Stanley que custaram R$ 173 mil ao Tribunal de Justiça. Como argumento, o Judiciário alega que "além de reduzir o impacto ambiental causado pela produção e descarte de resíduos plásticos, a ação promove a eficiência do gasto público ao diminuir a aquisição desses produtos descartáveis"
Famosinho - Conhecido em MS por denunciar o falecido prefeito de Dourados, Ary Artuzi, o apresentador Eleandro Passaia foi condenado a pagar R$ 100 mil por danos morais após divulgar uma notícia falsa em 2019. Durante o programa "Cidade Alerta" da Record, ele afirmou que um jovem havia cometido um assassinato e se entregado à polícia, o que se provou incorreto. A Justiça entendeu que a veiculação irresponsável prejudicou a honra do rapaz, que não possuía qualquer envolvimento com o crime.
Busão - O Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso do Sul entrou com uma ação civil coletiva questionando a existência de transporte público diário para presídios do estado. A Justiça determinou que os municípios de Campo Grande, Dourados e Naviraí esclareçam se oferecem transporte para unidades prisionais como a Gameleira, PED e o Presídio de Segurança Máxima de Naviraí. A questão envolve acessibilidade para servidores e familiares.
Música raiz - O Governo do Estado quer que os hermanos latinos conheçam a essência da nossa música regional. Foram contratados Gersão e Banda, além do Grupo Acaba para se apresentarem no evento ”Seminário Internacional Da Rota Bioceânica e 60º Foro De Los Gobiernos Subnacional es Del Corredor Bioceânico”, que será realizado de 18 a 20 de fevereiro no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.
De olho - O aceno entre Estados Unidos e China para um possível acordo comercial já deixa o setor agropecuário brasileiro em estado de vigilância. Eleito com discurso de que iria, simplesmente, taxar os produtos importados da China, Trump agora afirma ser possível uma parceria bem menos hostil entre as duas nações.
De igual pra igual - Uma das vozes que reverberam a preocupação com o impacto desta medida no Brasil é da ex-ministra da Agricultura e hoje senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP). "A possibilidade de um novo acordo comercial sino americano causa apreensão no agro brasileiro. Os EUA competem na área agrícola conosco de igual para igual", afirmou ela, em novembro durante, inclusive, visita à China.