Morador esperto denuncia toda viagem de político para praia
Farra das diárias - Depois de ficar conhecida pela ‘farra das diárias’, no início do ano, por conta de viagens para Natal (RN), a Câmara Municipal de Sidrolândia tem sido fiscalizada pelos cidadãos que denunciam ao MPMS (Ministério Público do Estado) qualquer “gasto em falso”, inclusive, novas viagens de vereadores nos últimos dias.
Ouvidoria - Chegou à ouvidoria do órgão a denúncia de que o presidente Otacir Figueiredo, o Gringo (PP), e a vice-presidente da Casa de Leis, Cristina Fiuza (MDB), receberam R$ 11 mil cada um para participar no último fim de semana do III Seminário de Comunicação Pública de Santa Catarina, em Florianópolis. O povo gosta mesmo de debater política em cidades praianas.
Primeiro-secretário - Nesta terça-feira (6), quem recebeu o valor de diárias foi o primeiro-secretário Elieu Vaz (PSB). Ele também teve o direito aos R$ 11 mil para gastar durante participação no curso sobre orçamento público, em Belo Horizonte (MG), que acontece até o dia 10 de junho. Apesar de ser imoral, para os cidadãos, a Câmara garante que os valores são garantidos por lei e os dados estão disponíveis na transparência do site do legislativo.
Xepa – A Operação “Abre-te, Sésamo” distribuiu lanche para os moradores do Residencial Atenas, condomínio invadido no Bairro Mata do Jacinto, que ganhou o apelido de “Carandiru”. Pão com mortadela e Coca-Cola foram servidos às famílias, segundo informado pela Polícia Civil, num gesto para humanizar a ação. A coluna apurou, contudo, que a comida na verdade era a sobra do que havia sido comprado para alimentar policiais e delegados empenhados na ofensiva.
Nada planejado – Bem antes das 6h, boa parte do numeroso efetivo convocado para as buscas reuniu-se para que estratégias da força-tarefa fossem repassadas. Os servidores também tomara café da manhã antes de partirem para a “guerra”. Diante da sobra de bastante comida, um dos delegados participantes sugeriu que os lanches fossem distribuídos para a comunidade atingida pelas buscas. Os trabalhos reuniram 321 servidores – dentre assistentes sociais, integrantes da Defesa Civil, Corpo Bombeiros e policiais, militares e civis.
E os 40 ladrões? – A Polícia Civil se inspirou em clássico da literatura mundial, “As mil e uma noites”, para batizar a operação deflagrada para “caçar” bandidos na invasão. “Abre-te, Sésamo” é a expressão mágica “roubada” por Ali Babá, protagonista de um dos contos reunidos no livro, para abrir caverna onde 40 ladrões guardavam enorme tesouro, produto de furtos. Coincidência ou não, policiais vasculharam, em busca de ilícitos, as também 4 dezenas de apartamentos do “Carandiru”, outro nome que carregado de estigma, por ter sido apelido de presídio em São Paulo onde aconteceu o maior massacre do sistema prisional brasileiro. Deixaram o local com 13 presos.
Atestado médico - O vereador Ademar Vieira Júnior, o “Coringa” (PSD), quer abono de faltas para os servidores públicos municipais que acompanharem parentes em atendimento médico, na Capital. Ele apresentou na segunda-feira (5) o projeto de lei para que parentes em até primeiro grau, pais, filhos e irmãos, além de tutores ou representantes legais. A proposta aguarda avaliação das comissões para ir à votação.
Aprovada - A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (6), em duas sessões, pareceres do TCE (Tribunal de Contas do Estado) sobre contas da Prefeitura da Capital na época do ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD). Passaram pela apreciação dos parlamentares os gastos de 2017 e de 2018.
Festa do Divino - Como todo ano, fiéis que organizam a festa do Divido Espírito Santo de Coxim, que há 26 anos é realizada na Capital, passaram pela sede dos poderes nesta semana, fazendo o giro da bandeira. Este ano foi a estreia de Eduardo Riedel, que como governador recebeu os devotos e fez doação para a festa que acontece no próximo domingo (11), no Cotolengo.
Genrão - O deputado estadual Roberto Hashioka (UB) mostrou o carinho que tem com a sogra, dona Zefa, que comemorou 91 anos na última semana. "Não pude estar com ela na data, mas hoje, fiz questão de ir desejar saúde e vida longa! Ao ver as flores que levei, ela já quis logo um vaso para enfeitar um espaço que dedica às suas orações diárias".