ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Painel "cagueta" vai entregar até horário de chegada dos deputados

Ângela Kempfer e Gabriela Couto | 14/09/2023 06:00
Sistema de monitoramento instalado na entrada da Assembleia para maior segurança (Foto: Agência ALEMS)
Sistema de monitoramento instalado na entrada da Assembleia para maior segurança (Foto: Agência ALEMS)

Raio-x - Começou a funcionar nesta quarta-feira (13) um raio-x na entrada principal do Palácio Guaicurus. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa participou do teste do equipamento. Ao todo, serão três aparelhos nas entradas do prédio para dar mais segurança aos parlamentares e assessores.

Painel "cagueta" - Já o painel de votação instalado recentemente no plenário da Assembleia Legislativa, vai "entregar" o horário de chegada e quem são os deputados presentes na sessão. Por ser recente, ainda estão sendo feitos ajustes e configurações com os dados, porém, vai ficar mais fácil saber quem trabalha mesmo..

Presta atenção - Contrariado com ataques de colegas da oposição, o deputado estadual José Orcírio Miranda, o "Zeca do PT", reforçou na Assembleia Legislativa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a liberação de R$ 10 bilhões para as prefeituras, para que não recebam valores menores do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). "O deputado Coronel David estava conversando e não prestou atenção, então vou repetir: nosso presidente vai liberar R$ 10 bilhões para as prefeituras deputado".

Ninguém suporta o randandan - Uma comissão foi criada para avançar nas tratativas referentes ao projeto de lei, de autoria do vereador Ademar Vieira Júnior, o "Júnior Coringa" (PSD), que autoriza o Poder Executivo a construir um espaço dedicado a encontros de motos, carros e som automotivo na Capital. Na justificativa do projeto, o vereador destaca  que,  frequentemente são alvo de queixas da população quando realizadas em locais impróprios.

Assédio judicial - Foi aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado o projeto de lei, de autoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS), para amparar pessoas que sofrem assédio judicial. A iniciativa foi apresentada quando ela ainda era deputada federal. Pelo texto, se uma pessoa sofrer o chamado assédio judicial, demandas em série em diferentes comarcas, como meio de dificultar sua defesa, ela poderá pedir à Justiça, em até cinco dias após a citação, que as ações sejam reunidas para se defender perante um juiz somente.

X pode cobrar - A Adecon (Associação de Defesa do Consumidor) em Mato Grosso do Sul teve mais uma vez rejeitado o pedido de liminar para acabar com a cobrança do Twitter Blue. a certificação da plataforma agora chamada "X". O primeiro pedido foi rejeitado pelo juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos e, agora, os desembargadores da 5ª Câmara Cível do TJMS rejeitaram o mesmo pedido formulado em um agravo de instrumento.

Premium - O argumento da entidade é que havia um serviço premium, pago, com maior segurança de navegação, enquanto usuários comuns ficavam vulneráveis. No recurso, a empresa Twitter Brasil Rede de Informação chegou até a ser chamada de perversa. Nas duas decisões, os magistrados entenderam que não havia provas da alegação, uma vez que os usuários têm outros meios de autenticação do acesso, para navegar com segurança.

Cadeira 14 - O escritor e professor Fábio do Vale foi eleito novo imortal da Academia Sul-mato-grossense de Letras. A decisão foi anunciada ontem. Ele vai ocupar a Cadeira nº 14, na sucessão de Hermano de Melo, que estava vaga desde 2021, quando o ex-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul morreu aos 73 anos de covid.

Mais que amigas - A secretária Estadual de Administração, Ana Carolina Nardes, está ajudando na divulgação da Corrida dos Três Poderes. Além disso, ela tem se dedicado aos treinos noturnos para a prova. A competição terá a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, como madrinha. Inclusive, uma turma da Secretaria está treinando duro, todos os dias, para fazer bonito.

Parlasul - Foi por unanimidade, a decisão de reconduzir o senador Nelsinho Trad (PSD) à presidência da Representação do Brasil no Parlasul, apesar do embate entre o sul-mato-grossense e o senador Humberto Costa (PT), que queria o cargo e ficou como vice. O parlamentar sul-mato-grossense foi escolhido da lista de nove senadores e 27 deputados federais que farão parte da bancada no Parlamento do Mercosul, com sede em Montevideu, no Uruguai, que funciona desde maio de 2007, com pelo menos uma reunião por mês naquele país.

Nos siga no Google Notícias