ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Para limpar pauta, projetos do governo tramitam com urgência

Gabriela Couto, Caroline Maldonado e Anahi Zurutuza | 19/11/2022 07:00
Deputados durante a sessão desta quinta-feira (17). (Foto: Alems/Divulgação)
Deputados durante a sessão desta quinta-feira (17). (Foto: Alems/Divulgação)

Corrida contra o tempo Com pouco prazo para encerrar o ano legislativo, os projetos que chegam do Executivo nós próximos dias devem correr em regime de urgência. Os deputados têm até o dia 15 de dezembro para limpar a pauta, conforme promessa da Mesa Diretora.

Prorrogação – Um dos projetos que precisará do aval da Assembleia Legislativa ainda está em estudo pelo Governo de Mato Grosso do Sul, mas é o da prorrogação da quitação de débitos atrasados de proprietários de motocicletas de baixa cilindrada. Se for necessário, deputados votarão a proposta ainda esta ano.

Dobrar a meta – O próprio diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, esteve na Casa de Leis esta semana para articular como o prazo que vence em 31 de dezembro deste ano, pode ser ampliado por mais 12 meses. Das 270 mil irregulares, 100 mil aderiram ao benefício. A expectativa é dobrar o número.

Descontrole – Questionado, durante a visita ao Legislativo, sobre a falta de aplicação de multas para coibir as diversas irregularidades cometidas pelos proprietários de veículos participantes do movimento “verde-amarelo” em frente ao CMO (Comando Militar do Oeste), Rudel afirmou que se trata de uma situação inédita. "Temos apenas 40 agentes, sem proteção nenhuma, além de coletes. Por isso, sempre agimos em conjunto com a Polícia Militar. Neste caso específico, só estamos acatando as decisões da Sejusp que está na coordenação da segurança naquele local."

Listas – Várias listas e reuniões entre deputados começam a surgir nos bastidores da Assembleia para articulação da próxima Mesa Diretora. Para uma chapa se eleger são necessários 13 votos. Mas, a maioria dos parlamentares não quer se comprometer e deixa as conversas para as últimas semanas de janeiro, na véspera da eleição.

Tralha completa – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) está com a trabalha de pesca completa para tirar longas férias. Em evento no Bioparque Pantanal, na tarde de ontem, lembrou-se das últimas vezes que esteve no auditório. “Quando eu vim aqui na formatura dos policiais, me deram uma carretilha, no outro dia, na formatura dos peritos, me deram uma vara de pescar, e na terceira formatura, me deram uma caixa de pesca, isca e anzol”, listou, brincando que entendeu o conselho e o seguirá.

Prioridade – Reinaldo disse, contudo, que ainda tem trabalho pela frente, até 31 de dezembro. “Minha prioridade agora é entregar o governo numa condição muito melhor que recebemos em 2015”.

Paz – Brincadeiras à parte, o governador admitiu querer tirar um período sabático para ficar com a família e rever amigos. Além disso, deseja que a paz reine nos próximos anos. “Vou voltar ao convívio familiar. Já disse ao Eduardo, o governo é dele. Se ele precisar de algum tipo de conselho, estarei à disposição, mas não serei nenhum tipo de sombra. Espero que a gente tenha paz e harmonia para poder continuar trabalhando pelo Brasil. Esse é o grande trabalho agora dos gestores, pacificar o Brasil”.

Possibilidade – Questionada se já está se preparando para concorrer cargo eletivo nas próximas eleições, a prefeita Adriane Lopes (Patriota) não revela se tem ou não vontade de encarar uma campanha. “Isso é uma possibilidade que a gente não vai discutir agora”.

De olho no futuro – Ocorre que a prefeita tem feito “parcerias” que podem render apoios futuros. Ela apostou certo ao estar ao lado do candidato vencedor nestas eleições, por exemplo. Nesta sexta-feira (18), Eduardo Riedel (PSDB) visita de cortesia à prefeita e Adriane não escondeu o entusiasmo. Disse que “a parceria que já deu certo no segundo turno, vai continuar dando certo para frente” e se mostrou animada para fazer um trabalho que seja reconhecido pela população “lá na frente”.

Nos siga no Google Notícias