ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Relações perigosas de MS se esbarram na Lava Jato

Waldemar Gonçalves | 18/04/2017 06:00

Denunciados – Zeca do PT, Eike Batista e Fadel Júnior, arrecadador de campanha do petista, segundo a Procuradoria Geral da República, têm algo em comum. Os três foram denunciados na Operação Lava Jato.

Nos bastidores – O servidor estadual Fadel Tajher Iunes Júnior atuou nos bastidores na gestão final de Zeca do PT (2006). Logo depois, o ex-governador e atual deputado federal iniciou na atividade rural, adquirindo fazendas e plantando eucalipto.

Boa vizinhança – Zeca virou vizinho do empresário Eike Batista, em Dois Irmãos do Buriti, que também cultivava grande áreas rurais com eucalipto. O dono do grupo EBX está preso no Rio de Janeiro.

Outros interesses – É verdade quando Zeca do PT, em sua defesa, diz que não foi candidato em 2006. A atuação de Fadel Júnior, a pedido do ex-governador, teve outros interesses, do que financiamento para campanha eleitoral.

Prejuízo – Ontem, durante sorteio de prêmios para contribuintes adimplentes com o pagamento do IPTU 2017, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), lamentou os prejuízos causados pela chuva durante o fim de semana. “Casas foram danificadas, queda de árvores e motoristas caíram ou tiveram de desviar de buracos. Não deveria ser assim”, constatou.

Ano que vem – Ainda vai levar algum tempo para que a situação financeira da Capital se normalize. Pelo menos é assim que pensa Marquinhos, que estima mudanças deste panorama em no máximo 14 meses. “Com prejuízo de R$ 30 milhões por mês, vamos tomar medidas urgentes para não deixar Campo Grande falir”, defendeu.

Ironia – Após recomendação do MPE (Ministério Público Estadual) para que a prefeitura reduza os salários de servidores que recebem acima do teto do funcionalismo municipal, Marquinhos evitou polemizar, mas nem tanto. “Diferentemente de outras instituições, a lei será cumprida na prefeitura”, disparou.

Faça o que eu digo – A referência implícita é ao próprio MPE, que fiscaliza a correta aplicação da lei, mas paga salários acima do teto – de R$ 33.763, equivalente ao salário de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Reportagem do Campo Grande News, em janeiro deste ano, apontou essa situação.

Burocracia – Voltando à premiação do IPTU, o contemplado com um carro zero km vai ter de esperar um pouco para usufruir do ganho. “O carro está em licitação. Mesmo tendo dinheiro, não podemos ir à concessionária e comprar”, justificou o prefeito, antes do sorteio.

Responsabilidade – Na visão do deputado estadual Beto Pereira (PSDB), cada governo tem sua marca, seja sobre a construção de obras ou em relação a programas sociais. Já o de Reinaldo Azambuja (PSDB) ele define como uma gestão de responsabilidade. "Teve este cuidado em todas as áreas, desde rural, a saúde e segurança".

(com Leonardo Rocha e Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias