Ideias cariocas são ensaio para mostra que começa em novembro em Campo Grande
A Morar Mais por Menos começa só no dia 7 de novembro em Campo Grande, mas a mostra do Rio de Janeiro, aberta até o fim deste mês, serve como ensaio aos olhos para quem gosta de Arquitetura ou está se aventurando na difícil tarefa de deixar a casa com estilo particular.
Os cariocas voltaram a exibir o colorido brasileiro, um dos conceitos do evento que busca brasilidade e sustentabilidade. Nos ambientes montados por lá, há bons projetos a serem copiados, com destaque para a ousadia e o baixo custo de algumas peças chave.
Na Sala Bar de 26 metros quadrados, por exemplo, a marcenaria é quase que exclusivamente feita de tapumes de obra. A mesa principal utiliza pedaços de caixas de vinho com os rótulos do colecionador. Mas o destaque esta em uma das paredes, mais decorativo do que funcional. Um grande vidro forma enorme recipiente para armazenamento das rolhas e a sugestão: "Faça um pedido". Há também um banco com a função mesa-lateral agregada feita com pilhas de caixas de ovos.
Os ambientes infantis são cheios de fantasia. No “Quarto da Menina” o mundo é cor-de-rosa, mas com ideias de preservação ambiental. Até caixotes de feira viraram móveis. A parte lúdica tem tenda da de tecidos, como no “Quarto do Pequeno Explorador” que tem dinossauros pelas paredes. A atmosfera lembra um clubinho.
A Brinquedoteca ganhou uma cabana de madeira de demolição e balanço de pneus, apesar de apenas 22 metros quadrados. No outro cômodo montado para a mostra, o bebê dorme no balaio inspirado nas tribos de índios do Pará e da Amazônia. Blocos de concreto são a base para a cama maior, com a função de sapateira. No Quarto Dois Irmãos, a beleza está no teto, graças ao papel de parede criando um céu cheio de nuvens.
A Morar Mais pro Menos em Campo Grande será realizada no Rádio Clube Cidade, de 7 de novembro a 15 de dezembro.