Ana e Pedro fazem "remelexo consciente" em clipe gravado ao vivo
Casal campo-grandense, que também forma o duo Vozmecê, lança seu primeiro EP autoral, "Desbunde"; ouça o som e veja os bastidores
O Música Pra Ver trouxe a simpatia de Ana e Pedro, um casal que tem a van como refúgio – inclusive musical – e que sonha botar o pé na estrada. Bem no início da pandemia, os dois construíram a quatro mãos a motorhome que não é só o "ninho" de amor e inspiração de ambos, mas literalmente a fonte de energia por meio de painéis solares.
"É sempre muito bom tocar ao ar livre, e pra isso a gente conta com a energia solar da van, o que permite levarmos nosso equipamento de gravação e ensaiar em qualquer canto. Fazemos isso quando nos dá na telha, nos locais que bem escolhermos", explica o músico Pedro Fattori.
Nesta semana, o EP "Desbunde" foi o primeiro de muitos lançamentos autorais por meio da parceria artística do duo Vozmecê, onde trabalharam o que mais sabem fazer: cantar e tocar. Ana Maria Schneider é responsável pela voz e percussões, enquanto que o namorido Pedro toca o violão e também dá uma "canja" no gogó. Juntos, exploraram o gênero do forró – que tanto amam – nas 6 faixas do EP, além de trazer uma nova cara da MPB e até mesmo "gotas" do bom e velho rock.
Em frente ao trem que é monumento na Orla Ferroviária, o casal apresentou ao vivo "Tio Sam" e "Justiça (?)", duas das novas músicas que carregam a "militância" atravessada nas composições. E uma chuvinha besta, que mal aparece no vídeo, não atrapalhou em nada o momento especial.
"A gente não costuma usar muito esse termo, mas é claro que está presente em tudo que a gente faz. Em 'Resista!', realmente ficou de forma mais escancarada, porque é um convite prático à luta. Assim, trabalhamos temas mais filosóficos, abstratos, mas que não deixam de mostrar um posicionamento sobre a vida, de como a gente age no mundo ao nosso redor – e só isso já se apresentar como 'militânia' em si", considera Ana.
"Sempre estamos refletindo sobre essas questões. A arte tem esse papel de refletir sobre a sociedade e seus problemas atuais. Passamos nosso olhar, nosso entendimento sobre as coisas, por meio da música", acrescenta Pedro.
É o nosso 'remelexo consciente", brincam.
As composições já tinham sido feitas bem antes de terem a van como casa. Inclusive, o videoclipe de "Coisinha" mostrou os bastidores dessa construção. Para os dois, a motorhome com certeza já vai influenciar novas músicas que estão por vir, em um novo projeto que garantem mostrar ao público em primeira mão.
"A pandemia interrompeu o nosso sonho de viajar na van, conhecer novos lugares e pessoas. Porém, também nos trouxe um isolamento positivo, porque descobrimos que ficamos muito bem morando dentro dela, livres e isolados ao mesmo tempo", disse Pedro.
"É assim que também expressamos quem nós somos. Independente de qualquer coisa, temos o papel de falar – por meio da música – das nossas vivências e angústias. Criamos o EP pensando em quem se identifica com isso, aquelas pessoas que não são indiferentes ao tempos modernos. Queremos difundir isso cada vez mais", finaliza Ana.
Ouça logo abaixo o EP "Desbunde".
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.