ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Cia. Embrujos de España celebra 30 anos de flamenco e história em filme

O documentário traz a trajetória do grupo, sua história, espetáculos e depoimentos de bailarinos e apoiadores

Lucas Mamédio | 30/04/2021 08:25
Grupo "Embrujos de España" tipicamente caracterizado durante apresentação (Foto: Divulgação)
Grupo "Embrujos de España" tipicamente caracterizado durante apresentação (Foto: Divulgação)

O grupo Embrujos de España, que mantém viva a cultura espanhola no Estado por meio da dança acaba de lançar o documentário "Embrujos de España – Memórias", com duração de 45 minutos. O filme está no canal do YouTube da idealizadora e fundadora do grupo, Maria Helena Pettengill.

O vídeo traz toda a trajetória da companhia, sua história, espetáculos e depoimentos de bailarinos e apoiadores. O projeto foi elaborado com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc do Ministério da Cultura em apoio ao setor cultural e artístico em meio a pandemia de coronavírus.

Uma história que começa em 1988, quando o Centro Beneficente Espanhol de Campo Grande criou um grupo de dança formado por membros da colônia espanhola. O objetivo era manter vivas as tradições populares espanholas por meio da dança. Para montar a primeira coreografia, veio à Campo Grande a bailarina argentina “La Morita” que batizou o grupo com o nome Embrujos de España, isto é, feitiços da Espanha.

Atuando na divulgação e preservação da cultura espanhola em todo o Mato Grosso do Sul, a companhia realiza seus próprios espetáculos e participa de eventos realizados pela comunidade artística da cidade.

Maria Helena Pettengill se apresentando no palco (Foto: Divulgação)
Maria Helena Pettengill se apresentando no palco (Foto: Divulgação)

Durante todos esses anos, o Embrujos já se apresentou por duas vezes (1996 e 1997) no Festival Interdanza em Assunção, no Paraguai, e nos seguinte municípios de MS: Amambai, Aquidauana, Camapuã, Corumbá, Coxim, Dourados, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Ponta Porã, Rio Brilhante, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia.

Nestes 33 anos, o grupo realizou importantes espetáculos como o "Cante e Baile Flamenco", "El Amor Brujo", "Blanco y Negro", "Embrujos de España 20 anos", "Embrujos de España 25 Anos", "Sons y Sonidos" e “Embrujos de España 30 Anos”.

Ainda sobre momentos especiais, em 2014 o Embrujos participou do documentário “BR 14 – A Rota dos Imigrantes” como personagem da série espanha exibido em toda a América Latina.

Flamenco – A arte popular que surgiu no século XVI, na Espanha, se caracteriza pela dança de ritmo marcado pelo sapateado e pela força expressiva em cada gesto. A dança flamenca foi incorporada em novembro de 2010 à lista de Patrimônios Culturais Intangíveis da Humanidade, mantida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Por meio do documentário "Embrujos de España – Memórias", a ideia, segundo a idealizadora, é preservar a história da companhia em MS "e a paixão pelo flamenco que vem sendo repassada às novas gerações de bailarinos. Uma história de vida, de amor, de amizade", finaliza.

Veja abaixo o documentário a seguir.

Curta o LADO B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail ladob@news.com.br ou via Direto das Ruas, o WhatsApp do Campo Grande News | (67) 99669-9563.


Nos siga no Google Notícias