Cia. Embrujos de España celebra 30 anos de flamenco e história em filme
O documentário traz a trajetória do grupo, sua história, espetáculos e depoimentos de bailarinos e apoiadores
O grupo Embrujos de España, que mantém viva a cultura espanhola no Estado por meio da dança acaba de lançar o documentário "Embrujos de España – Memórias", com duração de 45 minutos. O filme está no canal do YouTube da idealizadora e fundadora do grupo, Maria Helena Pettengill.
O vídeo traz toda a trajetória da companhia, sua história, espetáculos e depoimentos de bailarinos e apoiadores. O projeto foi elaborado com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc do Ministério da Cultura em apoio ao setor cultural e artístico em meio a pandemia de coronavírus.
Uma história que começa em 1988, quando o Centro Beneficente Espanhol de Campo Grande criou um grupo de dança formado por membros da colônia espanhola. O objetivo era manter vivas as tradições populares espanholas por meio da dança. Para montar a primeira coreografia, veio à Campo Grande a bailarina argentina “La Morita” que batizou o grupo com o nome Embrujos de España, isto é, feitiços da Espanha.
Atuando na divulgação e preservação da cultura espanhola em todo o Mato Grosso do Sul, a companhia realiza seus próprios espetáculos e participa de eventos realizados pela comunidade artística da cidade.
Durante todos esses anos, o Embrujos já se apresentou por duas vezes (1996 e 1997) no Festival Interdanza em Assunção, no Paraguai, e nos seguinte municípios de MS: Amambai, Aquidauana, Camapuã, Corumbá, Coxim, Dourados, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Ponta Porã, Rio Brilhante, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia.
Nestes 33 anos, o grupo realizou importantes espetáculos como o "Cante e Baile Flamenco", "El Amor Brujo", "Blanco y Negro", "Embrujos de España 20 anos", "Embrujos de España 25 Anos", "Sons y Sonidos" e “Embrujos de España 30 Anos”.
Ainda sobre momentos especiais, em 2014 o Embrujos participou do documentário “BR 14 – A Rota dos Imigrantes” como personagem da série espanha exibido em toda a América Latina.
Flamenco – A arte popular que surgiu no século XVI, na Espanha, se caracteriza pela dança de ritmo marcado pelo sapateado e pela força expressiva em cada gesto. A dança flamenca foi incorporada em novembro de 2010 à lista de Patrimônios Culturais Intangíveis da Humanidade, mantida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Por meio do documentário "Embrujos de España – Memórias", a ideia, segundo a idealizadora, é preservar a história da companhia em MS "e a paixão pelo flamenco que vem sendo repassada às novas gerações de bailarinos. Uma história de vida, de amor, de amizade", finaliza.
Veja abaixo o documentário a seguir.
Curta o LADO B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail ladob@news.com.br ou via Direto das Ruas, o WhatsApp do Campo Grande News | (67) 99669-9563.