ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Contos inéditos de professora Glorinha são lançados em livro

Livro “A Glória desta morena” traz contos inéditos de Glorinha Sá Rosa, ícone da literatura sul-mato-grossense

Paula Maciulevicius Brasil | 25/08/2020 07:45
Livro traz contos inéditos da grande professora Maria da Glória de Sá Rosa.
Livro traz contos inéditos da grande professora Maria da Glória de Sá Rosa.

Nesta terça-feira, véspera do aniversário de Campo Grande, o Autocine não projetará filmes, e sim a história da cidade pelos contos da professora Glorinha de Sá Rosa. A partir das 19h será lançado o livro "A glória desta morena", em formato drive-in, por conta da pandemia.

A noite será de homenagens para Glorinha, uma das personagens que mais contribuiu para a educação e a cultura do Estado. O livro reúne cinco textos inéditos de Maria da Glória de Sá Rosa, que morreu em julho de 2016, aos 88 anos, junto de outros 29 autores convidados.

Poetisa e amiga de Glorinha, foi Sylvia Cesco quem organizou o livro e diz estar com a sensação do dever cumprido. "Um trabalho que levou mais de dois anos e que fiz com muito cainho, amor. Glorinha foi minha mãe literária e que sempre quis dar voz a outros escritores desconhecidos, e essa obra realiza o desejo dela", reflete.

Presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro destaca o legado de Glorinha na Educação e Cultura. "Foi uma mulher a frente do seu tempo, visionária, com uma literatura rica que exalta a beleza e a diversidade de Mato Grosso do Sul, bem como inspirou e formou vários outros intelectuais no Estado".

Maria da Glória Sá Rosa nasceu em Mombaça (CE), no dia 4 de novembro de 1927. Era formada em Línguas Neolatinas na PUC/RJ, diplomada em francês, fundou e dirigiu a Aliança Francesa em Campo Grande, além de fundar a Revista Estudos Universitários/FUCMAT; o Teatro Universitário Campo-grandense (TUC) e o Cine Clube de Campo Grande. Também dirigiu o projeto Prata da Casa, responsável por espetáculos de música ao vivo e pela edição de disco de músicas da região. Trabalhou por cerca de 26 anos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), fez parte da academia sul-mato-grossense de letras onde ocupava a cadeira de número 19.

Glorinha também atuou no poder público ocupando diversos como secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social, assim como presidente do Conselho Estadual de Cultura, superintendente da Secretaria de Cultura e Esportes e presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O livro poderá ser comprado no sistema drive-thru, sem que ninguém precise descer do veículo. O Autocine fica no Morenão, dentro da UFMS.

Nos siga no Google Notícias