Em novo livro, professora reflete sobre resiliência na pandemia
Solidão, paixão, autoconhecimento e desafios da vida são algumas das temáticas escritas em poemas atemporais – com ou sem pandemia
Será que existe luz no fim do túnel da saga coronavírus? Ninguém sabe ainda. Enquanto isso, não custa nada refletir sobre, afinal, é que nos resta. "Meu livro não traz soluções. Não tenho elas em mãos, mas no campo das ideias. Quando pensamos, podemos impactar o agir e melhorar o futuro". O livro “Na Trilha das Formigas”, da escritora Ana Maria Bernardelli, traz poemas de persistência, tal qual o passo do inseto.
O tempo em que foi professora de literatura e redação se confunde diretamente com as criações dos seus poemas. No acervo, são mais de 200 textos. Mas para a nova obra, somente os mais atemporais foram escolhidos.
"Meus 48 anos anos de profissão são uma gotícula de tempo na imensidão da vida que me foi dada. O que me tocava, deslumbrava, mexia com minhas emoções, eu colocava no papel. Não houve mudança no que observei nesses anos para o hoje pandêmico. O tempo conversa muito consigo mesmo".
"Nesse decorrer, pude conhecer de perto o ser humano. Tenho até um poema sobre isso: 'digo que tento aceitar as pessoas como elas são, mas é difícil. Talvez minha alma seja pequena demais para enxergá-las'. Hoje eu sei que não temos mais a evoluir no sentido das emoções. Parece que não aprendemos nada com a vida, mas tentamos sempre nos adequar dia a dia".
Antes, os poemas eram guardados a sete chaves, só para si. Com o apoio do catedrático Rubenio Marcelo, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da escritora Raquel Naveira e do poeta Fábio Gondim, Ana Maria ganhou o incentivo que precisava e resolveu que já era hora dos textos verem a luz do dia.
Bernardelli, que também leciona piano, garante que música e poesia só tem tudo a ver. "Quando eu tenho raiva existencial, escrevo ouvindo Beethoven. Quando preciso de equilíbrio mental, ouço Bach. Mas quando eu estou numa fase mais romântica, escrevo escutando Chopin".
Os poemas são em formato livre, sem rimas ritmadas. Porém, como em uma composição musical, cabe à escolha das palavras dar sonoridade ao texto. Temas sobre amor, paixão e a eterna busca pela felicidade – que para a autora é mais uma neura da sociedade contemporânea – também estão contemplados no livro.
"A vida estava aparente 'normal', estabilizada. Na pandemia, o mundo ficou desnorteado, sem direção. Mas a verdade é que ele já estava assim há um bom tempo. Não existe essa coisa incessante em ser feliz. Temos que saber trabalhar com nossa própria angústia e usufruir os bons momentos que vida nos oferece, gota a gota".
Como adquirir – Você pode ter uma cópia novinha do livro "Na Trilha das Formigas" pelo site da Life Editora ou na Livraria Lê, que fica na rua Antônio Maria Coelho, 3862, bairro Santa Fé. Na venda on-line, o valor é de R$ 45, com frete grátis para todo o Brasil.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.