Espetáculo de dança, inspirado em Manoel de Barros, é encenado na Capital
A projeto “CenaSom” traz para a Capital a Cia Blanche Torres que apresentará o espetáculo “Dialeto Manoelês”, nesta quinta-feira (10), no teatro Aracy Balabanian. Com entrada franca e classificação livre, o “Dialeto” se inspira no poeta Manoel de Barros e já foi apresentado em vários município do Estado.
Conforme informações do site Dourados Agora, o espetáculo tem investimento do FIC (Fundo de Investimentos Culturais), gerido pela Fundação de Cultura do Estado. A caravana é composta por cinco bailarinos: Lorena Hernández, Társila Bonelli, Maria Helena, João Rocha e Flávio Calixto. Além do produtor João Paulo Vadora, o iluminador Jorge Nilson, acompanha o grupo a coreógrafa, diretora e produtora Blanche Torres, que dirige a companhia de dança desde 2006.
Inspirado nas obras de Manoel de Barros, o espetáculo de dança que tem duração de aproximadamente 50 minutos, utiliza recursos de multimídia para atrair o público.
“Mergulhamos no universo da poesia, da infância, das imagens absurdas e lindas. Pesquisamos os sons, o silêncio e o ‘dialeto dos corpos’, presentes na poética de Manoel de Barros. É um espetáculo para crianças ou para os adultos que não deixaram de ser crianças. Os que ‘cresceram demais’ não gostam. É uma brincança, não um espetáculo de ‘dança contemporânea’. Nosso espetáculo não é para ‘entender’, mas para ‘incorporar’, assim como a poesia do nosso poeta” explica Blanche.
A bailarina Társila Bonelli define o “Dialeto Manoelês” como um espetáculo alegre, de muitas imagens, que faz o público retornar a sua infância, trazer de volta suas memórias mais felizes. “Muitas e muitas vezes durante a cena até esquecemos que estamos no palco. Dá vontade de chamar a platéia pra participar, interagir com a gente” comenta Társila.
Depois de Mato Grosso do Sul, a companhia segue para Mato Grosso onde se apresentará em Rondonópolis, Jaciara, na Chapada dos Guimarães e em Cuiabá. O grupo também se apresentará em Tocantins.