Fundação de Cultura volta atrás e "relança" os 21 editais prometidos
Total acumulado soma pouco mais de R$ 4 milhões em auxílio financeiro para projetos culturais de MS, divididos em diversas áreas
O Governo voltou atrás e, ao invés de apenas 7, agora são 21 editais da Lei Aldir Blanc (14.017/2020) publicados nesta semana no Diário Oficial do Estado pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). Juntos, o valor somado é de R$ 4,1 milhões.
Por insatisfações do segmento artístico, os editais – produzidos pela equipe da FCMS com representantes culturais da sociedade civil – agora sim contemplam todos os segmentos das artes no Estado.
O objetivo é premiar propostas que mantenham a cultura de MS viva e em circulação, justamente o oposto que vem acontecido no últimos meses por conta da pandemia do novo coronavírus.
Os 21 editais publicados são:
- Prêmio Leia MS
- Prêmio Capivara de Criação e Difusão Literária
- Prêmio Janela dos Saberes
- Prêmio Arte da Graxa
- Prêmio Música de Cada Dia
- Prêmio Cultura de Rua, Urbana e Periférica
- Prêmio Arara Azul de Artes Visuais no MS
- Prêmio Sagacidade pra Seguir
- Prêmio Vibe Literária
- Prêmio Artesão Indígena
- Prêmio Sul-Mato-Grossense de Dança
- Prêmio do Centro Referencial do Artesanato de MS
- Prêmio Oficina Virtual de Design e Moda de Mato Grosso do Sul
- Prêmio Artesanato & Comunidade
- Prêmio Artesania Online
- Prêmio Sul-Mato-Grossense de Audiovisual Abboud Lahdo
- Prêmio Paulo Vitor Perez de Circo de Mato Grosso do Sul
- Prêmio Edson Profeta de Teatro de MS
- Prêmio de Incentivo à Capacitação e Pesquisa em Audiovisual
- Prêmio Vitrine Virtual do Design e Moda de Mato Grosso do Sul
- Prêmio Cultura e Artesanato
“Temos como objetivo fazer chegar o recurso na ponta, para todos os trabalhadores da cultura, inclusive aqueles que não tem acesso à informação e tecnologia. O recurso da Lei Aldir Blanc é um direito de todos agentes culturais. Cadastre-se. Divulgue”, convidou Gustavo de Arruda, diretor-presidente da FCMS.
Inscrições – Estão abertas e devem ser feitas até às 23 horas e 59 minutos (horário de MS) dos dias 28, 30 ou 31 de outubro de 2020 – dependendo da data de publicação do edital. O endereço eletrônico para inscrição consta na publicação no Diário Oficial do Estado. Os documentos exigidos devem estar legíveis e ser escaneados.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.