ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  04    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Museu da Imagem e do Som volta com muito vídeo e arte interativa

Ajuda da tecnologia fez retornar visitação no MIS, desta vez com instalações e trabalhos visuais em ambiente 100% virtual

Raul Delvizio | 18/10/2020 07:23

A 2ª edição da Mostra de Arte Digital (MADi) foi lançada no finalzinho do ano passado no MIS (Museu da Imagem e do Som). Mas, por conta da pandemia, ficou meses fechada para visitação. Agora, os olhos curiosos de pessoas a observar e refletir sobre as obras terão retorno por meio de um tour virtual e em ambiente 360 graus.

"Por estarem fechados, vários museus do mundo estão empregando essa estratégia de virtualizar a visitação justamente em meio a pandemia. Sabemos que a tecnologia também tem suas limitações, mas pelo menos é um modo seguro de voltar a abrir esses espaços públicos e levar o público pra dentro deles", explica Venise Paschoal de Melo, professora doutora do curso de Artes Visuais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Museu da Imagem e do Som volta com muito vídeo e arte interativa
Exposição MADi conta com mais de 30 trabalhos em 3 ambientes "físicos" (Foto: Divulgação/MIS/UFMS)

Para a exposição, a instituição formou parceria com a FCMS (Fundação de Cultura de MS) e trouxe trabalhos de seus alunos. A iniciativa faz parte do projeto de extensão que leva o mesmo nome da mostra, coordenado por Venise.

Organizados em três ambientes físicos e nos corredores do MIS, são mais de 30 obras expostas nas formas de realidade aumentada, fotografia sonora, instalação artística interativa, videoarte, mapeamento de vídeo e lambes interativos.

“A linguagem da arte contemporânea tem a característica de se aproximar do tecnológico. Essa estética se apropria das mais diversas formas de mídia, tornando-se então arte digital. Estamos proporcionando uma simulação do presencial, feito por meio da fotografia 360º. É um giro artístico, uma sensação de presencialidade”, comenta Venise.

Museu da Imagem e do Som volta com muito vídeo e arte interativa
O passeio pela exposição é feito de forma virtual por meio de fotografia 360º (Foto: Divulgação/MIS/UFMS)

Coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro considera a ação inédita para um museu no Estado, possibilitando ao público sul-mato-grossense – ou qualquer pessoa – possa acessar o conteúdo da mostra de forma dinâmica e atualizada.

"Sem dúvida, a pandemia nos fez reinventar e aprofundarmos na acessibilidade digital pelo uso das tecnologias. Agora, a 3ª edição do MADi já está por vir, e será realizar em ambiente complemente 3D, também com o tour virtual", ressalta Marinete.

Participe – O passeio virtual pelas obras da 2ª edição da Mostra de Arte Digital (MADi) está disponível somente no formato on-line. Confira também na galeria logo abaixo.

Museu da Imagem e do Som volta com muito vídeo e arte interativa
Todas as obras expostas são, de alguma forma, interativas (Foto: Divulgação/MIS/UFMS)

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Confira a galeria de imagens:

  • (Foto: Divulgação/MIS/UFMS)
  • (Foto: Divulgação/MIS/UFMS)
  • (Foto: Divulgação/MIS/UFMS)
  • (Foto: Divulgação/MIS/UFMS)
  • (Foto: Divulgação/MIS/UFMS)
  • (Foto: Divulgação/MIS/UFMS)
  • (Foto: Divulgação/MIS/UFMS)
  • (Foto: Divulgação/MIS/UFMS)
Nos siga no Google Notícias