Nove comunidades quilombolas vão receber projeto de cinema gratuito
O projeto "Olubayo – Cinema nas Comunidades Quilombolas" anunciou os cinco filmes selecionados para exibição em comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul, como parte das comemorações pelos 40 anos do grupo TEZ (Trabalho e Estudos Zumbi). A iniciativa quer promover a representatividade negra no audiovisual e fomentar debates sobre identidade, resistência e ancestralidade.
Os filmes escolhidos são: Fábula da Vó Ita, de Joyce Prado; Bonita, de Mariana França; Luzes Debaixo, de Tero Queiroz; Águas, de Raylson Chaves; e Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha, de Daphyne Schiffer. Todas as obras foram produzidas por cineastas negros e abordam temas que conectam ancestralidade, resistência e beleza, buscando atingir públicos diversos, como crianças, adolescentes e juventude.
As exibições ocorrerão entre fevereiro e abril de 2025, em nove comunidades quilombolas do Estado, incluindo locais como Tia Eva, São João Batista e Furnas do Dionísio. Após as sessões, serão realizados debates promovidos pelo grupo TEZ.
Fundado em 1985, o grupo luta contra as desigualdades sociais e busca a valorização da identidade afro-brasileira em Mato Grosso do Sul.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.