Pinturas viram estampas de roupas inspiradas até em obra de Picasso
Amigas e professoras de Arte, Giane Bifon e Nilsa Leite resolveram criar marca de roupa usando técnica de aquarela em tecidos
Usando técnicas de aquarela, as amigas e professoras de Arte, Giane Bifon e Nilsa Leite resolveram criar a marca de roupa “Vestindo Arte MS”, em Campo Grande. Elas transformam pinturas em estampas inspiradas em obras de Claude Monet, Tarsila do Amaral, Wassily Kandinsky, Pablo Picasso e até Vicent Van Gogh.
“A maioria dos artistas escolhidos traz cores vibrantes e alegres, fazem parte de um período onde existe liberdade e expressão significativa. É esse colorido, essa harmonia estética que queremos apresentar em nossas roupas”, destacam Giane e Nilsa.
Elas são pós-graduadas em Arterapia e amigas de longa data, desde o final dos anos 80. Giane e Nilsa participaram de um bate-papo com o Lado B e contaram mais detalhes da produção das roupas e falaram sobre as inspirações.
A proposta da marca surgiu no final de 2019, mas foi no começo deste ano que elas iniciaram as produções. Nilsa desenvolve várias de atividades ligadas às artes, e além da pintura é bailarina de dança do ventre. Aos poucos, criou seus próprios figurinos para os espetáculos e assim, pegou gosto pela modelagem e costura. Ela também gosta de trabalhar com a técnica do tie-dye, pintura com amarrações.
Enquanto isso, na produção da coleção é Giane Bifon quem pinta aquarelas em tecido. “O trabalho com essa tinta é mais suave e fluído”, explicam as amigas. A artista também pinta telas com tinta acrílica e aquarelas.
Juntas, elas decidiram estampar o conhecimento em tecidos para que mais pessoas tenham acesso à arte e, através das cores e estilos, descubram um pouco da história e a importância da cultura. “Criamos peças exclusivas, pintadas uma a uma e confeccionadas com muito carinho, tendo a história da arte como referência e buscando atender crianças, jovens e adultos”, dizem.
Entre as peças, estão blusas, batas masculinas e femininas, saias, vestidos, macacões, entre outros modelos de roupas, que tem a pronta entrega. Além disso, elas trabalham com encomendas sob medidas. “Alguns vestidos ainda apresentam o trabalho de macramê, uma parceria com Bia Irigojem”, informam.
Criatividade não faltou nas produções e elas aproveitaram algumas ideias e cores para dar “vida” aos tecidos. Tem o vestido amarelo com girassóis que faz referência aos quadros de Vicent Van Gogh, e também, o vestido inspirado no quadro “Estrada com Cipreste”, criado pelo artista por volta de 1890.
O quadro “Amarelo, Vermelho, Azul” de Wassily Kandinsky deu “vida” à pintura de uma blusa, que também ganhou tons verdes e traços do artista. A obra “Impressão, nascer do sol”, realizada em 1872 por Claude Monet foi parar no tecido “crepe” e virou vestido, porém ganhou mais tonalidade alaranjada.
No tecido de seda, as amigas ainda criaram um vestido com desenhos de casas, natureza, paisagens, que fazem referência às pinturas de Tarsila do Amaral. Até o quadro “Mulher no Espelho”, do famoso Pablo Picasso serviu como base para a produção das roupas.
Tem ainda produções que levam referências do pintor Gustav Klimt, das obras do arquiteto Antoni Gaudí, do artista Hector Julio Páride Bernabó, mais conhecido como Carybé. Além disso, também há criações próprias das amigas. É a arte tomando conta dos figurinos, levando histórias de pintores renomados e toques das artistas campo-grandenses.
“O momento de criação é único, mágico, encantador e, ao mesmo tempo, traz em si todo o contexto social da produção atual e da História da Arte, pois sem o estudo é impossível desenvolver a criatividade e a linguagem poética do artista de referência na roupa em produção. A pintura revela emoções, e que além da beleza, traz qualidade de vida para quem produz e, encantamento e alegria para quem usa”, destacam.
Nilsa e Giane afirmam que a arte expressa ideias e emoções. “Foi criada pelo ser humano também como um veículo de comunicação e por meio da História da Arte, é possível compreender a história da humanidade. Escolhemos esses artistas porque, a maioria deles faz parte do modernismo. Nesse período, observamos a grande liberdade na criação das obras, tanto no uso das cores como na forma”.
Serviços - Mais informações pelo Wathsapp: (67) 99644- 6011(Nilsa) ou (67) 99984-3921 (Giane).
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.
Confira a galeria de imagens: