Sonho de Ilza, Sarau Raízes ganha 11 sanfonas novas e projeta recomeço
A doação foi feita pelo Pacijus, um projeto do TJMS, que ajuda crianças e idosos em todo o estado de Mato Grosso do Sul
As lágrimas de Ilza carregam os oito anos de luta por um objetivo alcançado na tarde desta quinta-feira (17). Moradora do bairro Estrela do Sul e líder do Sarau Raízes, um projeto criado por ela para, entre outras coisas, ensinar instrumentos musicais a idosos, Ilza Feitosa Nogueira, de 69 anos, recebeu nada menos que 11 sanfonas novas do Pacijus, um projeto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul que ajuda jovens e idosos.
A artista recebeu os equipamentos em sua casa e completa agora mais um capítulo de uma história importante que começou, como dissemos, há oito anos.
Na verdade, a história começa bem antes, quando Ilza tinha 13 anos, que foi a idade com a qual começou a tocar sanfona. De lá pra cá sua vida foi quebrar paradigmas numa época onde mulher artista, ainda mais com sanfona, era mal vista.
“Eu perdi as contas de quantas vezes quase fui escorraçada dos palcos porque ouras mulheres tinham ciúmes de mim ou porque algum homem achava que ali não era meu lugar”, começa explicando Ilza, ainda esperando a equipe do TJMS chegar.
Mãe de quatro filhos, mas entregue muito tempo a uma vida de excessos, Ilza conta que uma experiência religiosa a trouxe de volta para os eixos e a permitiu que ajudasse outras pessoas.
“Um dia, em uma igreja aqui do bairro eu pude voltar a tocar uma sanfona depois de muito tempo, chega sangrou minha mão. Ali eu senti a graça de deus sobre mim e desde então senti que tenho uma missão”.
Usando o Centro Comunitário do Bairro, Ilza começou a organizar o Sarau Raízes, que reunia muitos idosos da região. A partir dali, muitos deles se interessavam pelos instrumentos, foi então que Ilza resolveu ensiná-los.
“Eu comecei a dar aula para muitos desses colegas que tinham vontade de apreender, mas não tinham oportunidade e alista foi crescendo”.
Ilza toca violão também, e foi esse o instrumento pelo qual ela começou sua trajetória no mundo da tutoria musical. “Sanfona mesmo, até agora só tinha a minha, mas ganhei alguns violões também do TJMS e comecei com o Sarau Raízes”.
Ilza faz tanta coisa que é difícil mensurar. O Sarau Raízes passou de um encontro recreativo às quintas-feiras para ser um projeto que ensina de música a artesanato, além de promover campanhas como arrecadação de alimentos.
Atualmente Ilza toca o projeto em casa, mas 2020 isso quase não foi possível. Ela considera as 11 sanfonas novas recebidas nesta quinta-feira o marco para um reinicio, que deve acontecer no ano que vem.
“É um sonho realizado. Quantas pessoas não me pediam para aprender acordeom e não tinha condições, agora posso ensinar muitos de uma vez”.
Aurora Riquete, de 67 anos, é uma delas, ela sempre pediu para aprender sanfona e não perdeu a oportunidade de ver de perto isso acontecer. “Eu sempre falava pra ela que meu sonho era aprender sanfona, mas era muito difícil sem os instrumento. Agora não vejo a hora de começar as aulas”.
Os instrumentos foram entregues por Célia Leandro, apoiadora do programa e esposa do presidente do TJMS. Cada custou cerca de R$ 4 mil. É muito gratificante poder ajudar a Ilza e esse projeto lindo que ela tem”.
O projeto deve voltar a funcionar apenas em 2021. Enquanto isso não acontece, Ilza vai afinado as 11 sanfonas novinhas em folha.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.