ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Ação que arrecadou 15 toneladas de alimentos começou com abraço

Instituto Tamojunto realizou a 3ª edição solidária de troca de alimentos por chope

Aletheya Alves | 20/11/2022 07:38
Ação que arrecadou 15 toneladas de alimentos começou com abraço
Rosane Nely integrou o time de voluntários para realizar a ação solidária. (Foto: Divulgação/Instituto Tamojunto)

Pelo terceiro ano, o Instituto Tamojunto movimentou os Altos da Avenida Afonso Pena com a doação de alimentos em troca de garrafas de chope. Mas, antes dos resultados serem 15 toneladas de alimentos, toda a ideia começou com vontade de ajudar nem que fosse com um abraço.

Hoje, o principal evento do instituto é o Chopp Solidário, que começou com a pandemia. Presidente de honra, Carlos Alberto de Assis conta que antes de 2020, uma feijoada era a oportunidade de arrecadar as doações para distribuir para famílias em situação de vulnerabilidade.

“Com a pandemia, nós precisamos mudar e junto com a Bamboa tivemos a ideia de fazer o drive-thru para não deixarmos essas famílias desamparadas. Foi uma surpresa muito positiva ter dado tão certo, no primeiro ano já arrecadamos 20 toneladas de alimentos e no segundo foram 15”, conta Carlos.

Ação que arrecadou 15 toneladas de alimentos começou com abraço
Carlos Alberto de Assis é o presidente de honro do instituto. (Foto: Divulgação/Instituto Tamojunto)

Assim como os voluntários do instituto, Carlos conta que todas as ideias surgiram a partir dos princípios sobre solidariedade aprendidos na família, quando ainda era criança. “Meu pai sempre nos ensinou que quem não vive para servir, não serve para viver”, diz.

Com isso em mente, a ideia de ajuda ao próximo começou com a vontade de garantir que ao menos carinho as outras pessoas poderiam receber. “Você pode dar um abraço, uma palavra amiga, um olhar carinhoso. Tudo pode melhorar a vida das pessoas”

Integrando a equipe, Rosane Nely conta que todo o processo acaba sendo positivo para os dois lados. Em seu caso, até a luta contra o câncer ganhou um novo peso e resolveu não deixar de lado o que achava importante, incluindo a solidariedade.

“Saí do hospital na quinta-feira e vim para cá, mesmo em tratamento do câncer. Eu descobri faz mais ou menos um ano e não quis parar. Recebi o convite para trabalhar na ação e vim também”, conta Rosane.

Ao todo, mais de 120 pessoas fazem parte da equipe e nesta edição o lema da campanha foi “Fazer o bem, sem olhar a quem”. O trabalho começou às 9h e os estoques duraram até 16h.

Ação que arrecadou 15 toneladas de alimentos começou com abraço
Ao todo, foram arrecadadas 15 toneladas de alimentos. (Foto: Reprodução/Instagram)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias