Aos 69 anos, dona de feijoada famosa se despede deixando recado
Luzinete, dona do antigo bar Esquina 20, morreu na madrugada desta quinta-feira.
Cozinheira de mão cheia e dona de um dos botecos mais famosos que a cidade já teve, Luzinete de Oliveira, mais conhecida como Lu, morreu na madrugada desta quinta-feira (1°), em Campo Grande.
Aos 69 anos, ela estava internada há 9 dias, na Santa Casa. Nos últimos meses, teve o quadro de câncer no estômago agravado e chegou a fazer uma cirurgia. No entanto, o câncer se espalhou para outros órgãos.
Em abril deste ano, amigos fizeram campanha pelo tratamento de Luzinete. Ela, inclusive, desejava dar uma nova entrevista para agradecer amigos, familiares e pessoas que se sensibilizaram com a sua história naquela data.
Não houve tempo para entrevistas, mas Luzinete fez questão de deixar um recado antes de partir. “Ela pediu pra agradecer e ressaltou para que a gente cuide, viva, seja feliz e perdoe”, conta a filha Patrícia de Oliveira Jacinto.
Antes de morrer, Patrícia conta que a mãe também reviveu momentos do Esquina 20 e da sua história de amor com Isaías, com quem ela dividiu a vida por 25 anos.
“Lembrou muito dos tempos do bar, da paixão do campo-grandense pela sua feijoada, da visita de Sérgio Reis e do amor por Zaza, o grande amor da vida dela”.
A feijoada de Luzinete ficou tão famosa, que em dezembro de 2020 ela resolveu levar o sabor da comida para um restaurante do bairro Maria Aparecida Pedrossian, o Matullas. “Ela cozinhou lá de dezembro até fevereiro. Muitas pessoas foram até o bairro só pra reviver os momentos do Esquina 20 com a feijoada dela”.
Mesmo quando descobriu o câncer, Luzinete encarou a doença e o tratamento com muito otimismo. “Era uma mulher de fé e muito positiva. Ela lidava com a situações difíceis de uma forma alegre que impressionava. E essa energia dela e o seu recado vamos levar para a vida”, diz a filha.
Luzinete nasceu em Maceió, no Alagoas, morou um tempo em Goiás e São Paulo, até chegar a Campo Grande e se apaixonar por Isaías. Juntos comandaram o bar Esquina 20 até 2012. O local era point de campo-grandenses com pipoca de graça na mesa e uma saborosa feijoada aos sábados.
Luzinete deixa 4 filhos, 7 netos e 3 bisnetos.
O local do velório e sepultamento ainda foi divulgado.