ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Apelido carinhoso que avó deixou virou homenagem em aniversário

Ana costumava chamar neta de "Raio de Sol", e após sua despedida nora fez homenagem no aniversário da filha

Thailla Torres | 22/05/2021 08:24
Patrícia segurando a filha nos braços durante aniversário realizado somente para família. (Foto: Paula Cayres)
Patrícia segurando a filha nos braços durante aniversário realizado somente para família. (Foto: Paula Cayres)

Ana Fátima Benites Duque Alves era uma mulher que não tinha medo de se expressar na vida, principalmente quando seu objetivo era demonstrar carinho. Por isso, ela nunca escondeu o amor incondicional pela primeira netinha, Bruna, a quem ela deu o apelido carinhoso de “raio de sol”. Há cinco meses, infelizmente, a covid-19 tirou a vida de Ana, mas não apagou a alegria que ela soube ensinar em vida. Foi assim que sua nora decidiu homenageá-la na celebração de 1 aninho da filha, que teve como tema o apelido cheio de significados deixado pela sogra.

O tema da comemoração foi “Raio de Sol”, como Ana gostava de chamar Bruna todas as vezes que a pegava no colo. O significado, claro, é luz. Para a avó todas as crianças são luz e significam a vida, o futuro. Por isso, ela nunca pegou Bruna nos braços sem deixar de expressar um sorriso e brilho nos olhos.

“A minha sogra era apaixonada pela Bruna, foi a primeira e única neta. Além disso, era um sonho dela ser avó e o nascimento da neta era a maior realização dela nos últimos tempos. Lembro o quanto ela ficou feliz quando soube que eu ia ser mãe e ficou ainda mais encantada quando conheceu Bruna”, conta a nora, a psicóloga Patricia Oliveira Borges Alves, de 34 anos.

Decoração faz referência ao apelido Raio de Sol, deixado pela vovó Ana. (Foto: Paula Cayres)
Decoração faz referência ao apelido Raio de Sol, deixado pela vovó Ana. (Foto: Paula Cayres)
Bruna brincando com Odilon e Patrícia. (Foto: Paula Cayres)
Bruna brincando com Odilon e Patrícia. (Foto: Paula Cayres)

Ana era quem fazia questão de cuidar de Bruna quando Patrícia voltou ao trabalho após os 6 meses de nascimento da filha. “Mas antes disso ela gostava de ir ao apartamento nos ajudar e brincar com a neta”.

Ana ficou tão feliz com o nascimento que até fez curso para confeccionar roupinhas para a neta. “O primeiro vestidinho ela quem fez”. Inclusive amava cantar baixinho para acalmar ou alegrar Bruna.

“Minha sogra era o tipo de pessoa que não tinha receio de se expressar, se ela queria demonstrar o quanto gostava de alguma coisa ou o quanto estava encantada ela não tinha medo de falar, sorrir, brincar e dizer eu te amo. Tinha um coração que transbordava alegria”.

Neste mês, com a chegada do aniversário da filha, ela e o marido Odilon Duque Alves decidiram não fazer festa em razão da pandemia. Por isso, o casal escolheu celebrar apenas com familiares do convívio. Mas Patrícia, claro, resolveu caprichar na decoração, só não imaginava emocionar a todos com um tema cheio de sensibilidade.

“Ana gostava muito aniversários, de fazer decoração. A gente a imaginava participando das festinhas, fazendo o bolo, as lembrancinhas. Foi então que quando pensei na decoração lembrei do apelido que ela deu à Bruna, raio de sol”.

Dona Ana, toda emocionada, segurando a netinha no colo. (Foto: Arquivo Pessoal)
Dona Ana, toda emocionada, segurando a netinha no colo. (Foto: Arquivo Pessoal)

Numa sequência de ideias, Patrícia encontrou a decoradora Monica Vasconcelos que conseguiu colocar na mesa de decoração todo os elementos que lembram um raio de sol, em tom amarelo que apesar de suave se manteve alegre, como era a voz de Ana quando chamava por Bruna.

Apesar da despedida que ainda faz o coração da família chorar, o amor e a alegria de Ana parecem presentes toda vez que a neta sorri. “Ela é luz e traz alegria e vida em meio a despedida. Ela nos faz feliz quando o céu está cinza”.

Dessa forma, para a nora, o apelido terá que sempre ser lembrado com muito carinho. “Minha sogra ensinou que a gente tem que brindar a vida mesmo em momentos pequenos. Ela me tratava como se fosse filha. Todo mundo que amava ela mimava ao máximo. Era uma mulher que gostava de se doar. Por onde ela passava expressava amor ao próximo”.

Patrícia também agradece os momentos que teve ao lado da sogra e agradece os ensinamentos. “Ela pode compartilhar comigo muitos ensinamentos, a maneira como ela criou o filho, os valores, e eu pude presenciar o quanto ela era sensível, amável e o tanto que gostava da minha filha. Ela era uma vovó muito paciente, legítima e extremamente amorosa. E todos ensinamentos vou levar para a vida”, finaliza.

"You are my sunshine", música que também inspirou parte da decoração. (Foto: Paula Cayres)
"You are my sunshine", música que também inspirou parte da decoração. (Foto: Paula Cayres)

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias