ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Com I.A, Múcio ‘devolve’ vida à tia falecida e fala em novos idiomas

Entusiasta, o empreendedor conta sobre como testes podem ser feitos com cenários do cotidiano para aprender

Por Aletheya Alves | 05/12/2024 07:12

Em poucos minutos, o empreendedor Múcio Marinho aparece falando francês e italiano em alguns vídeos. Além disso, familiares falecidos há anos ganham “vida” a partir de fotografias antigas. Tudo isso graças aos testes realizados pelo entusiasta com várias plataformas de I.A (Inteligência Artificial).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O empreendedor Múcio Marinho utiliza Inteligência Artificial (IA) para diversas finalidades, desde animar fotos de familiares falecidos e simular como sua filha será adulta até gerar vídeos dele falando francês e italiano. Ele utiliza a IA para aprimorar seu trabalho, auxiliando na análise de planilhas e na produção de conteúdo para redes sociais, e compartilha seu aprendizado e entusiasmo com a tecnologia, incentivando outros a explorarem as plataformas disponíveis e seus tutoriais, destacando a rápida evolução e o potencial da IA para automatizar tarefas e otimizar o tempo.

Nos últimos dias, um dos vídeos produzidos por Múcio ganhou as redes sociais por fazer Manoel de Barros “levantar” na Avenida Afonso Pena. Além disso, outros pontos turísticos da cidade também passaram a se mover nos registros.

Tanto os cenários da cidade quanto os pessoais integram uma forma de aprendizado para o empreendedor. Explicando especificamente sobre as fotografias animadas, Múcio detalha que a ideia surgiu ao pensar em usar aquilo que estava próximo.

“Temos que ter em mente que a I.A é um sistema generativo, então precisamos testar. Por isso, eu pego várias coisas que envolvem músicas, fotos de família e vou fazendo algumas brincadeiras”, descreve.

Foi assim que sua tia, falecida desde a década de 1980, ganhou movimento em uma fotografia antiga.  “Além das fotografias, também fiz testes para simular como minha filha ficaria na vida adulta”.

Outra ação que se destaca é Múcio aparecendo falando outros idiomas.

“Quem vê, tirando alguns pequenos detalhes, não consegue identificar tão fácil que é a inteligência artificial. Quando comecei a ver em 2022 sobre I.A, era mais rústico, errava muito mais. Hoje, está realmente muito evoluído”, descreve.

E seu exemplo pode ser seguido por outras pessoas que se interessam pelas novas tecnologias. Isso porque, além dos testes e brincadeiras na vida pessoal, ele tem adotado as ferramentas como modo de facilitar e agilizar seu serviço.

No seu caso, a I.A auxilia na análise de planilhas, organização de informações e produções para as redes sociais. Sua expectativa é de que as ferramentas se desenvolvam ao ponto de realmente se tornar imperceptível diferenciar um atendimento humano do artificial e, pensando na rapidez do desenvolvimento, isso não deve estar tão longe.

“A I.A está se desenvolvendo muito rápido e conteúdos sobre tudo isso estão disponíveis em vídeos do TikTok e no Google, por exemplo. Mas, acho que minha dica é procurar os conteúdos mais atualizados possível porque tudo muda muito rápido”.

Nesse sentido, Múcio explica que várias plataformas possuem explicações sobre si mesmas, além disso, há cursos online dedicados a ensinar sobre as variadas I.A. Outra sugestão é aproveitar o período de testes gratuitos para entender as possibilidades da ferramenta e, caso realmente seja útil, pode valer o pagamento.

“Muita gente pensa em um cenário ruim, mas acredito que quando conseguimos entender e usar bem a I.A, ela nos ajuda demais. Coisas que gostaríamos o dia todo para fazer, são resolvidas rapidamente. Ainda há muito o que melhorar, coisas a ajustar, mas a melhora está vindo em uma velocidade alta”, completa.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias