ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

De cactos a ervas, plantas trazem equilíbrio para começar 2025 bem

Veja opções que trazem boas energias para casa, melhora o ar e trazem prosperidade

Por Idaicy Solano | 03/01/2025 06:59
As plantas trazem uma sensação de bem-estar e tranquilidade (Foto: Marcia Chiad)
As plantas trazem uma sensação de bem-estar e tranquilidade (Foto: Marcia Chiad)

Além de darem um toque verde especial à casa, plantas são excelentes opções para aromatizar, colorir e equilibrar o ambiente doméstico. Então, para iniciar o ano bem e dar uma chance ao verde, o Lado B convidou a agricultora urbana Marcia Chiad e a Ialorixá Regina Xavier de Jesus para darem dicas de plantas fáceis de cultivar, além de trazerem boas energias para dentro de casa.

As opções vão desde plantas ornamentais, que renovam a energia do ambiente e melhoraram a qualidade do ar, até ervas, que trazem boas energias e prosperidade. Além disso, também é importante destacar que as plantas trazem uma sensação de bem-estar e tranquilidade.

Plantas ornamentais 

Começando pelos cactos e suculentas, essas plantas são boas opções para se cultivar em casa, pois representam resistência, força e agregam uma energia positiva para o ambiente. Além disso, os cactos e as suculentas são plantas que precisam de pouca luz e água, então é bem fácil de cultivar.

Já a Espada de São Jorge é uma planta ornamental que ajuda a purificar o ar. Márcia indica decorar o banheiro, sala e cozinha, pois a planta “suga” as toxinas do ar e deixa o ambiente purificado.

Outra planta que também ajuda a absorver as toxinas do ambiente e ainda traz energias positivas, é a jiboia. “A jiboia é super rústica, ela se adapta bem a pouca luz, uma luz bem direta mesmo. E a rega é moderada de uma a duas vezes por semana”, explica Márcia.

Outra indicação da urbanista é o lírio da paz, que além de purificar o ar, também equilibra as energias e traz tranquilidade ao ambiente.

Jiboia cresce tanto na terra quanto na água, e é boa opção de decoração em ambientes (Foto: Márcia Chiad)
Jiboia cresce tanto na terra quanto na água, e é boa opção de decoração em ambientes (Foto: Márcia Chiad)

Ervas 

O alecrim é uma erva do Mediterrâneo, conhecida como a erva da alegria. Então, cultivar alecrim é bom o ano inteiro, porque traz energia para o ambiente. Além disso, é uma planta bastante fácil de cultivar, que não depende de muita irrigação.

O manjericão é outra erva indicada para ser tem em casa. Conhecido também como o rei do jardim, o manjericão traz aconchego, paz, renovação e é uma planta muito ligada à família. “Você pode fazer buquês de manjericão e colocar na casa. Além de perfumar, vai trazer essa coisa da família, do aconchego do lar”, sugere Márcia.

Tanto o alecrim quanto o manjericão precisam ser cultivados ao sol, então, mesmo sendo plantados em vasos, é bom garantir que a planta tome de quatro a cinco horas de sol por dia.

O alecrim é uma erva do Mediterrâneo, conhecida como a erva da alegria; a planta é opção para o vaso das sete ervas (Foto: Marcia Chiad)
O alecrim é uma erva do Mediterrâneo, conhecida como a erva da alegria; a planta é opção para o vaso das sete ervas (Foto: Marcia Chiad)

Vaso das 7 ervas 

Para quem gosta de plantas que, além de dar um charme à casa, também deixam o ambiente bastante perfumado, uma dica da Ialorixá Regina Xavier de Jesus é sempre ter um vaso de 7 ervas em casa.

Nele, ela indica plantar, tudo junto mesmo, manjericão, alecrim, arruda, guiné, alfavaca, espada de São Jorge e uma pimenta. "Estas são plantas que quebram feitiços, quebram energias ruins e equilibram o ambiente", ensina Regina.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias