ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Fascinada por formigas, Anitta tem criação e luta contra extermínio

Bióloga fala sobre curiosidades das formigas para conscientizar as pessoas e evitar a morte dos insetos

Jéssica Fernandes | 05/01/2023 07:17
Anitta Pereira Rodrigues é biológa apaixonada por formigas. (Foto: Fabio Renovato)
Anitta Pereira Rodrigues é biológa apaixonada por formigas. (Foto: Fabio Renovato)

Nas redes sociais, Anitta Pereira Rodrigues, de 24 anos, compartilha o fascínio que tem desde criança pelas formigas. A menina que sempre gostou desses insetos se formou em Biologia, desenvolveu a própria criação de formigas e hoje compartilha com os 56 mil seguidores tudo que sabe sobre o assunto.

Em casa, ela cria as formigas da família Formicidae desde 2020. “Durante a pandemia, como eu não conseguia ir para o laboratório, decidi começar a criar algumas em casa mesmo e foi dando certo”, explica ela sobre o começo.

A bióloga comenta que desde pequena já interagia bastante com esses insetos. “Então, eu sempre gostei muitos de insetos. Quando criança tentava criar eles, pegava formiguinhas e montava um formigueiro pra elas, mas claro que não dava certo. Muitos dos meus seguidores falam que faziam isso também quando criança e aí brinco que levei a brincadeira de criança muito a sério”, afirma.

Veja o vídeo:

Formada pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Anitta relata que recuperou a admiração por essas pequenas criaturas no primeiro mês de faculdade. “Eu participei de um minicurso sobre formigas e ali voltei a paixão de criança. Decidi entrar no laboratório e desde então trabalho e estudo as formigas. Desde 2016”, fala.

Além da graduação, o mestrado também foi um período onde ela esteve envolvida com o estudo de formigas. A bióloga cita algumas das características que mais admira no inseto.

“Eu sempre gostei de observá-las e acho uns dos animais mais fascinantes na terra porque elas realmente sabem viver em sociedade. Elas não tem preconceito, preguiça, ganância. É sempre o bem da colônia em primeiro lugar. Nenhuma formiga será ‘corrupta’ e esconder comida a mais para ela, é sempre para a colônia como um todo. Tem espécies que quando ficam doentes deixam o ninho para não passar doença para as outras, pensando no bem das irmãs”, destaca.

Em casa, ela cria as formigas da família Formicidae desde 2020. (Foto: Fabio Renovato)
Em casa, ela cria as formigas da família Formicidae desde 2020. (Foto: Fabio Renovato)

O conteúdo começou a ser produzido de forma tímida somente para os amigos do Instagram. Após o incentivo do namorado e amigo, Anitta passou a criar vídeos que ganharam repercussão. “Resisti no começo até que criei um perfil no TikTok e o vídeo viralizou. Então, uma página do Instagram compartilhou o vídeo e bombou também no Instagram. Foi de um dia para o outro, vi muitas notificações. [...] E ai eu abracei a ideia e agora o Instagram é basicamente só sobre as formiguinhas”, ri

Nas redes sociais, Anitta mostra o cotidiano dessas criaturas, esclarece dúvidas e compartilha curiosidades sobre as 14 formigas de 8 espécies diferentes que cria. “O que mais chega pra mim são fotos de formigas. As pessoas querendo saber se são rainhas para que possam iniciar o seu próprio formigueiro. Mas, além disso, vem todo tipo de curiosidade possível sobre elas. Desde o que formiga come, se formiga coloca ovos, quanto tempo vive, se formiga faz cocô, se existe formiga macho e etc”, explica.

Apesar de ter um público que acha interessante o conteúdo, ela não esconde que sofreu críticas por criar formigas. “A maioria gosta, tem alguns que acham errado criar formigas. Acho que eles pensam assim porque não conhecem sobre formigas. A rainha procura um lugar para iniciar o seu ninho e nunca mais sai dali. O que elas querem é um local bom, sem perigos e com comida. Formigas não gostam de socializar com outras formigas, elas gostam de ficar dentro do ninho, só saem para pegar comida. É isso que dou a elas”, enfatiza.

Formigas são mantidas em potes antes de atingirem número limite. (Foto: Fabio Renovato)
Formigas são mantidas em potes antes de atingirem número limite. (Foto: Fabio Renovato)

Durante parte do processo de criação, ela esclarece que as formigas são mantidas em potes. "As formigas ficam nesses potinhos pequenos até atingirem o número de 10 operárias mais ou menos, então eu construo um terrario grande para elas. No momento estou construindo alguns para passar todas essas que têm operárias para os terrarios", diz.

O objetivo com a criação e o compartilhamento das informações, segundo Anitta, é mostrar o quanto as formigas são extraordinárias. “Agora o objetivo é mostrar mais desses insetos incríveis e fazer com que as pessoas não matem tanto. Muitas pessoas já falaram que não conseguem mais matar uma formiga por conta dos meus vídeos. Esse é o maior objetivo”, pontua.

Quem quiser saber mais sobre as formigas, o perfil no Instagram é @rodriguesanitta

Na internet, ela compartilha conhecimento sobre formigas. (Foto: Fabio Renovato)
Na internet, ela compartilha conhecimento sobre formigas. (Foto: Fabio Renovato)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias