ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Há 18 meses dona não tira placa de muro na esperança de ver Joca voltar

Apesar da suspeita de que alguém "deu fim" no animal, Lucia mantém esperança de ter cachorro querido de volta

Thailla Torres | 27/11/2022 09:26
Placa na porta de casa mantém foto, nome e contato caso alguém encontra Joca por aí. (Foto: Kísie Ainoã)
Placa na porta de casa mantém foto, nome e contato caso alguém encontra Joca por aí. (Foto: Kísie Ainoã)

Quando o cachorrinho vira-lata Joca desapareceu em abril de 2021, a família viu anúncio na internet ter mais de 10 mil compartilhamentos e faixas tomarem diversos locais da cidade, mas o cachorro nunca apareceu. Por um tempo, a suspeita da família é de que o cachorro havia escapado e estava perdido por aí ou na casa de alguém, mas as imagens da câmera de segurança trouxeram à tona um mistério.

A rua onde Joca supostamente sumiu é uma travessa pequena, com câmeras nas duas extremidades. Após ver as imagens diversas vezes, os donos constataram que Joca não saiu da rua, ou seja, quem o levou?

Depois de tantos meses, o coração da dona de Joca, a protetora de animais Lúcia Maria Ledesma da Rocha, de 60 anos, carrega um misto de dor e esperança. “O fato dele não ter saído da rua nos leva a pensar que alguém deu fim nele, mas, ao mesmo tempo, a esperança é que essa pessoa tenha abandonado ele em algum lugar e um dia a gente possa encontrá-lo”.

Lúcia é protetora de animais há anos e já resgatou milhares de cães e gatos em Campo Grande. Na residência onde Joca desapareceu há diversos animais que são resgatados e cuidados por ela e o marido, no entanto, a presença dos animais não agrada a todos.

“Infelizmente há pessoas que não gostam de animais e já discutiram conosco por causa da presença deles e dos latidos”, conta Lúcia. Sem revelar nomes, ela lembra que pessoas da vizinhança já colocaram veneno em alimentos para dar fim especialmente aos gatos. “É terrível saber que isso acontece, mas infelizmente ocorre e muito. Tudo que a gente tenta fazer é proteger os animais”.

Lúcia e o marido lutam incansavelmente para cuidar dos animais que resgatam, foi assim com Joca quando ele foi resgatado magrinho e bastante debilitado. Depois de muitos cuidados, o cachorro que já tinha pelos brancos devido a idade virou um xodó da casa e era um grande companheiro de Lúcia.

“No mesmo dia em que pegamos o Joca nós resgatamos outros 7 cachorros abandonados. Todos eles são especiais para nós. Se fosse outro cachorro, nós iríamos lutar para encontrá-lo da mesma maneira”, diz a protetora.

Apesar do tempo, ela diz que não pensa em tirar a placa para manter a esperança e, quem sabe, tocar o coração de quem levou Joca embora. “Se a pessoa que levou Joca estava ou está nesta rua, que ela olhe essa placa e saiba que aqui tem alguém esperando por ele. Enquanto isso, meu coração espera que ele esteja por aí ou quem sabe bem cuidado, mas que um dia a gente o encontre”, finaliza.

Joca desapareceu no dia 05 de abril de 2022, na Travessa Araguaia, no Bairro São Francisco. Quem souber notícias do cachorro, pode mandar foto no telefone (67) 98448-0184.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias