Jabour se foi, mas deixa marcas na 14 de Julho como “turco amigo”
Empresário era dono de várias lojas no centro de Campo Grande e faleceu no último dia 26 de julho
Várias lojinhas ao longo da Rua 14 de Julho têm como proprietário do imóvel o empresário Pedro do Carmo Gibran, que no último dia 26 de julho, partiu devido à problemas de saúde.
Na memória da família, fica a lembrança de um marido, pai, avô e amigo querido. E pela cidade, um legado empresarial e uma origem ocidental vinda da Turquia e do Líbano.
Pedro, que tinha 82 anos, foi o quinto filho do casal turco Carmo e Abadia Gibran. Junto com o irmão Abdala, ele deu continuidade ao legado deixado pelo pai na cidade, no comércio da Capital.
A sugestão de investir na região central de Campo Grande veio de Pedro. De acordo com a família, juntos, os irmãos então investiram em vários imóveis nas áreas que acreditavam ser promissoras. O resultado foi a propriedade de diversas lojas, que hoje são alugadas para comerciantes ao longo da Rua 14 de Julho, no Centro da Capital.
Entre familiares e amigos, Pedro não é apenas lembrado pelo lado profissional, e sim, pela dedicação e carinho dados à família ao longo dos anos. Pelas fotos, é possível ver a felicidade e carinho estampados no rosto de todos durante as reuniões familiares. Um dos últimos registros e ele, inclusive, rodeado de todos os netos.
O pai de Pedro, o empresário turco Carmo Jabour, traçou a trajetória da família, quando fugiu da guerra na Turquia para o Líbano e depois atravessou o Oceano Atlântico para o Brasil. Desembarcou em São Paulo na década de 20, em busca de novas oportunidades.
Além do sucesso no comércio, a família também construiu em 1971 a primeira igreja católica ortodoxa em Campo Grande. As missas eram celebradas em aramaico e rezadas por um padre vindos da Síria. Na época, imigrantes se reuniam na paróquia todos os fins de semana para discutir assuntos também relacionados ao crescimento da cidade.
E é nessa paróquia que acontece a missa de 7º dia de Pedro, no domingo, da 1º de agosto às 9h. A Igreja Ortodoxa Siriana de São Jorge fica na Rua 14 de Julho, 1060, no Centro de Campo Grande.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.