ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Quilombo urbano terá sua história resgatada em projeto ambicioso

Quilombo Urbano São João Batista terá sua história resgatada por meio do projeto “Quilombo em Atividade” e tudo colocado num site

Lucas Mamédio | 07/11/2020 07:15
Coleta de depoimento no Quilombo São João Batista (Foto: Divulgação)
Coleta de depoimento no Quilombo São João Batista (Foto: Divulgação)

No mês que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, o Quilombo Urbano São João Batista vai receber um presente. Ele esta sendo palco de projeto “Quilombo em Atividade”, que vai levantar por meio de um material audiovisual a história e os principais personagens do quilombo, bem como colocar tudo isso em um site criado com a ajuda da comunidade.

“Será uma atividade de audiografia, faremos tudo junto com a comunidade. Estamos nessa primeira fase, coletando material, depois vamos ver o que vamos usar, organizar e colocar num site que servirá de acervo para o próprio quilombo”, explica o coordenador do projeto, professor Marcos Campelo, que também foi o proponente contemplado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura em 2019.

Marcos Vinicius Campelo, Vanessa Bohn e Rafael de Sá, que fazem parte do projeto Quilombo em Atividade (Foto: Divulgação)
Marcos Vinicius Campelo, Vanessa Bohn e Rafael de Sá, que fazem parte do projeto Quilombo em Atividade (Foto: Divulgação)

Os primeiros passos para execução dos trabalhos já foram dados a cole já começou há cerca de duas semanas e deve durar cerca de dois meses.  “Quilombo em Atividade” visa atuar em várias esferas, além da pesquisa que culminará no site o projeto promoverá oficina de capoeira angola e dois cursos: a elaboração de projetos e formação de professores, o que promete render um riquíssimo material de resgate e conservação identitária dentro do projeto”, reforça Marcos..

“O Quilombo São João Batista é uma comunidade forte em Campo Grande, desenvolve um importante trabalho de resgate, fortalecimento e perpetuação da cultura e saberes afro-brasileiros. Assim, a proposta audiovisual é trazer à tona todo esse contexto de vivência e ancestralidade da comunidade, contando a história do Quilombo a partir da história de vida de cada pessoa”, explica a artista visual Vanessa Bonh.

Cronograma – Em cinco meses de trabalho, o projeto prevê seis atividades, pesquisa e registro audiovisual, construção de um site sobre o quilombo,uma vivência de Capoeira Angola e dois cursos – um voltado para professores, outro sobre elaboração de projetos culturais.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Pátio do Quilombo São João Batista (Foto: Divulgação)
Pátio do Quilombo São João Batista (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias