Quilombo urbano terá sua história resgatada em projeto ambicioso
Quilombo Urbano São João Batista terá sua história resgatada por meio do projeto “Quilombo em Atividade” e tudo colocado num site
No mês que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, o Quilombo Urbano São João Batista vai receber um presente. Ele esta sendo palco de projeto “Quilombo em Atividade”, que vai levantar por meio de um material audiovisual a história e os principais personagens do quilombo, bem como colocar tudo isso em um site criado com a ajuda da comunidade.
“Será uma atividade de audiografia, faremos tudo junto com a comunidade. Estamos nessa primeira fase, coletando material, depois vamos ver o que vamos usar, organizar e colocar num site que servirá de acervo para o próprio quilombo”, explica o coordenador do projeto, professor Marcos Campelo, que também foi o proponente contemplado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura em 2019.
Os primeiros passos para execução dos trabalhos já foram dados a cole já começou há cerca de duas semanas e deve durar cerca de dois meses. “Quilombo em Atividade” visa atuar em várias esferas, além da pesquisa que culminará no site o projeto promoverá oficina de capoeira angola e dois cursos: a elaboração de projetos e formação de professores, o que promete render um riquíssimo material de resgate e conservação identitária dentro do projeto”, reforça Marcos..
“O Quilombo São João Batista é uma comunidade forte em Campo Grande, desenvolve um importante trabalho de resgate, fortalecimento e perpetuação da cultura e saberes afro-brasileiros. Assim, a proposta audiovisual é trazer à tona todo esse contexto de vivência e ancestralidade da comunidade, contando a história do Quilombo a partir da história de vida de cada pessoa”, explica a artista visual Vanessa Bonh.
Cronograma – Em cinco meses de trabalho, o projeto prevê seis atividades, pesquisa e registro audiovisual, construção de um site sobre o quilombo,uma vivência de Capoeira Angola e dois cursos – um voltado para professores, outro sobre elaboração de projetos culturais.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.