ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Um dia antes de partir, paciente ganha festa de profissionais da Santa Casa

Idosa estava internada desde o início do mês em fase terminal, e morreu um dia depois de aniversário

Karine Alencar | 25/10/2022 15:42
Equipe da Santa Casa de Campo Grande, durante comemoração para a paciente (Foto: Santa Casa de Campo Grande)
Equipe da Santa Casa de Campo Grande, durante comemoração para a paciente (Foto: Santa Casa de Campo Grande)

Zilda Verdum Vianna, de 71 anos, faleceu um dia depois de seu aniversário, em 10 de outubro, devido a complicações pós-AVC (Acidente Vascular Cerebal), mas antes, foi surpreendida com uma festa no leito, para comemorar seu último ano de vida.

A comemoração foi realizada por profissionais da Santa Casa de Campo Grande, junto da família, com bolo, música e muito carinho para a paciente, a fim de proporcionar amor, alegria e conforto na fase terminal da doença de Zilda.

“Nesse dia ela estava completando seus 71 anos, e infelizmente já viria a óbito nas próximas horas devido a evolução negativa do caso. Mas queríamos, naquele momento, manter a alegria, o carinho e o acolhimento que a paciente tinha em seu momento de orientação antes da progressão da doença”, disse o enfermeiro Matheus Vieira Lima.

Isso porque, Zilda acabou tendo uma piora no quadro clínico a ponto de reduzir o nível neurológico e começar a ter descompensação respiratória. No entanto, ela disse ao enfermeiro que não queria ser intubada ou ficar em uma cama o resto da vida. “Ela preferia que Deus a levasse sem necessidade de entrar com medidas invasivas”.

Para não deixar passar em branco, a equipe montou algo simples, um bolo com velinhas rosa dando referência aos 71 anos de Zilda. O profissional pegou o violão, juntou parte dos colegas em uma espécie de “ensaio rapidinho” com a música Noites Traiçoeiras, para acalentar a família nesta situação.

A filha de Zilda, Daniella Verdum Viana, disse que todos os anos comemorava com a mãe, mas nesse ano não faria nada por conta da situação. “Fiquei muito emocionada pela homenagem que a equipe fez pela mãezinha, agradeço muito pelo carinho e atenção que todos tiveram comigo e com ela nesses dias. Peço que Deus abençoe grandemente toda a equipe”, afirmou Daniella.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias