ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Um dia antes de partir, paciente ganha festa de profissionais da Santa Casa

Idosa estava internada desde o início do mês em fase terminal, e morreu um dia depois de aniversário

Karine Alencar | 25/10/2022 15:42
Equipe da Santa Casa de Campo Grande, durante comemoração para a paciente (Foto: Santa Casa de Campo Grande)
Equipe da Santa Casa de Campo Grande, durante comemoração para a paciente (Foto: Santa Casa de Campo Grande)

Zilda Verdum Vianna, de 71 anos, faleceu um dia depois de seu aniversário, em 10 de outubro, devido a complicações pós-AVC (Acidente Vascular Cerebal), mas antes, foi surpreendida com uma festa no leito, para comemorar seu último ano de vida.

A comemoração foi realizada por profissionais da Santa Casa de Campo Grande, junto da família, com bolo, música e muito carinho para a paciente, a fim de proporcionar amor, alegria e conforto na fase terminal da doença de Zilda.

“Nesse dia ela estava completando seus 71 anos, e infelizmente já viria a óbito nas próximas horas devido a evolução negativa do caso. Mas queríamos, naquele momento, manter a alegria, o carinho e o acolhimento que a paciente tinha em seu momento de orientação antes da progressão da doença”, disse o enfermeiro Matheus Vieira Lima.

Isso porque, Zilda acabou tendo uma piora no quadro clínico a ponto de reduzir o nível neurológico e começar a ter descompensação respiratória. No entanto, ela disse ao enfermeiro que não queria ser intubada ou ficar em uma cama o resto da vida. “Ela preferia que Deus a levasse sem necessidade de entrar com medidas invasivas”.

Para não deixar passar em branco, a equipe montou algo simples, um bolo com velinhas rosa dando referência aos 71 anos de Zilda. O profissional pegou o violão, juntou parte dos colegas em uma espécie de “ensaio rapidinho” com a música Noites Traiçoeiras, para acalentar a família nesta situação.

A filha de Zilda, Daniella Verdum Viana, disse que todos os anos comemorava com a mãe, mas nesse ano não faria nada por conta da situação. “Fiquei muito emocionada pela homenagem que a equipe fez pela mãezinha, agradeço muito pelo carinho e atenção que todos tiveram comigo e com ela nesses dias. Peço que Deus abençoe grandemente toda a equipe”, afirmou Daniella.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias