ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 31º

Consumo

De esculturas a chaveiros, casal 'recria' o Pantanal com artes

Peças sao feitas de cerâmica, biscuit, sementes e são inspiradas na fauna regional

Por Idaicy Solano | 01/12/2024 07:35
Carla durante o processo de confecionar as peças que vende na Feira Central (Foto: Arquivo Pessoal)
Carla durante o processo de confecionar as peças que vende na Feira Central (Foto: Arquivo Pessoal)

Na Feira Central de Campo Grande, o box 69 guarda peças confeccionadas com uma riqueza de detalhes e cores que retratam a beleza do Pantanal sul-mato-grossense, além de contemplar a fauna e flora abundante na Capital. O trabalho fica por conta das mãos dos artesãos Carla Spadoni, de 48 anos, e seu esposo, André Ojeda, de 42 anos.

Inspirada pelos biomas regionais, Carla utiliza cerâmica, sementes de árvores nativas, MDF e biscuit para confeccionar biojoias, lembrancinhas, xícaras, copos, terços pantaneiros, pingentes, chaveiros e diversos outros souvenirs. Já André é responsável por criar as esculturas de onças, araras, tucanos, dentre outros animais.

Carla conta que antes trabalhava no setor administrativo, mas sempre teve contato com o artesanato, pois fazia lembrancinhas para presentear amigos e familiares. Com o tempo, foram surgindo demandas espontâneas para atender as amigas, que lhe incentivaram a começar a comercializar suas artes.

“Desde pequena eu sempre estive envolvida com repensado, estudei em colégio de freira, e era comum ensinar crochê, bordado, pintura. Minha mãe também fazia aquelas flores-de-seda, vez ou outra eu fazia alguma coisa artesanal para presentear alguém, então sempre estive envolvida”, expressa.

Esculturas de cerâmica são feitas sob encomenda (Foto: Arquivo Pessoal)
Esculturas de cerâmica são feitas sob encomenda (Foto: Arquivo Pessoal)
Escultura fofa retrata mamãe e filhote onça (Foto: Arquivo Pessoal)
Escultura fofa retrata mamãe e filhote onça (Foto: Arquivo Pessoal)

Sobre o processo criativo, a artesã revela que trabalhar com a arte é estar sempre testando, provando e, principalmente, se permitindo. “Eu comecei com costura criativa, e hoje nem lembro mais onde tá minha máquina, porque no artesanato você vai mudando, vai se achando e vendo com o que quer se dedicar”.

O trabalho mais encantador do casal, e que de longe chama mais atenção, são as esculturas de onça-pintada, confeccionadas com uma riqueza de detalhes.

Enquanto isso, Carla faz biojoias com sementes e cerâmicas, incluindo colares, brincos e pulseiras, sempre retratando as cores presentes no bioma, além de palitos para prender o cabelo e terços pantaneiros.

Na parte dos utilitários, ela produz porta copo, xícara, caneca, vasos, porta lápis ou caneta, dentre outros produtos. Na loja o casal também comercializa diversos itens de decoração, como esculturas de ninhais de arara, ímãs de geladeira, troncos com mini ararinhas, dentre outras opções.

Para conhecer o trabalho do casal, basta acessar o Instagram @spadoniartesanatos. Eles atendem tanto na Feira central, quanto pelas redes sociais, e aceitam encomendas.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias