Fotógrafa procura mulheres para retratar intimidade e reencontros
Um projeto que vai além do sensual. Dos sete anos de fotografia de Rúzia Padilha, os últimos dois foram compartilhados com "Intimité", o ensaio que fotografa mulheres com a intimidade natural de duas amigas e que em dezembro chega por aqui.
Nascida em Porto Velho, Rúzia tem 29 anos, é formada em Educação Física e apaixonada por fotografar. Residente em Natal, o projeto sempre esteve nos sonhos de Rúzia, mas veio a se tornar realidade no que ela descreve como "momento certo".
A vontade era uma só: de fotografar mulheres com a intimidade de amiga e a primeira foi com uma de suas melhores, Alice. Por coincidência, a amiga tinha vivido na França e soube trazer para uma palavra a dose de sensualidade que a fotógrafa buscava. Daí o "Intimité".
"Depois de Alice, a paixão já tomou conta de mim e quis fotografar todas as amigas dispostas a trocar esse presente que a fotografia nos dá, um reencontro com nós mesmas", descreve Rúzia.
E das amigas, ela passou a receber pedidos de orçamentos de outras mulheres e o projeto foi crescendo. A escolha do local fala muito de quem está por trás das lentes. "Eu sempre estive muito em contato com a natureza. A maioria das locações são mais rústicas, acho que sempre procurei lugares que me encantassem. Mas não me prendo só a isso", explica. Com clientes, ela indica hoteis e pousadas, quando não a própria casa deles.
A escolha por Bonito vem da vontade de fazer mais externas e chegar até os paraísos brasileiros. De Bonito, os pontos turísticos que conhece são só por fotos, apesar de já ter vindo três vezes a Campo Grande.
"Bonito sempre me chamou atenção. Sou surfista, sempre fui a lugares e praias incríveis, gosto de mergulho também, e as águas de Bonito me convidam há muito tempo. É a realização de um sonho, fotografar em um dos lugares mais bonitos do Brasil", afirma.
A ideia é fotografar clientes aqui e depois transformar os ensaios em uma exposição. O perfil das mulheres que buscam pelo projeto de Rúzia é bem variado. "Fotografo meninas de 21 anos até 50. Essa foi a faixa etária, mas são diferentes os motivos. Algumas estão com o corpo dos sonhos e querem registrar essa fase, outras já precisam se ver mais bonitas pois estão com autoestima baixa", elenca.
A maioria dá a sessão de presente para si mesma no aniversário ou então para fugir do comum com namorado e marido. "E já houve presentes de filha para mãe e de amigas para amigas", completa.
O projeto deve chegar a Bonito entre os dias 13 e 20 de dezembro. E a expectativa é a de encher os olhos.
"Minha fotografia é ambientada, onde procuro somar as belezas e criar um momento especial. Não é só um ensaio, quero que elas curtam e eternizem com a fotografia um dia só delas em um lugar em que elas realmente estejam se sentindo bem, felizes. E isso não é difícil em Bonito", resume.
Rúzia Padilha está no site, Instagram e no Facebook.
Curta o Lado B no Facebook.