Campo-grandenses ganham Cubo de Ouro, maior premiação geek do País
Empresários criam jogo que aprenderam do zero pelo Youtube e ganham prêmio Cubo de Ouro
Diogo Carneiro, 35 anos, e seus sócios são aficionados por games. Claro que um dia isso seria recompensado. Juntos, criam jogo que ganhou prêmio nacional da cultura geek, o Cubo de Ouro. E tem mais, também são finalistas do Prêmio Quirino de jogos internacionais realizado na Espanha.
“Esse evento do Cubo de Ouro, ele premia várias categorias nacional da cultura geek, dentre elas a categoria de melhor jogo brasileiro, feito por uma empresa brasileira, foi onde eles indicaram a nossa empresa Cadabra Games e graças a Deus a gente conseguiu vencer”, comemora Diogo.
Agora é torcer pelo Prêmio Quirino, entregue na Espanha. “Fomos indicados a Melhor Animação para Jogos” comenta.
A empresa que reúne três amigos de Campo Grande já está no quarto ano de mercado, e Diogo revela que o game ganhador do prêmio foi o primeiro. “Nós somos uma empresa de criação de jogos e o Adore é o primeiro jogo que a gente fez, antes disso a gente não tinha experiência no mercado de jogos”.
O empresário revela que caíram de paraquedas no mundo dos games e que aprenderam do zero, tudo pelo Youtube.
“Como não sabíamos nada, no começo aprendemos praticamente tudo por Youtube, eu tinha um background em arte que ajudou, mas não sabíamos escrever uma linha de código. O Thiago Targino, programador, tinha 17 anos quando começamos e o Thiago Carneiro veio da área do mercado financeiro, para trabalhar como produtor. Hoje em dia, com tantos vídeos, tutoriais, está muito prático e acessível, basta a pessoa se dedicar”, revela.
No primeiro ano de empresa, o objetivo era participar do Brasil Game Show, conta Diogo. “A gente tinha um prazo de oito a nove meses para participar da maior feira de eventos em São Paulo, conseguimos participar e colher o feedback, a aceitação do jogo foi muito boa, a galera adorou o jogo”.
No ano seguinte, a equipe da Cadabra Games participou de um evento internacional que rendeu prêmios importantes. “A gente participou do Big Festival, que é o maior evento da América Latina de jogos independentes, nesse evento também ganhamos o melhor jogo brasileiro, isso em 2019. Além de ser finalistas na categoria Internacional para melhor Arte de Jogos”, comenta.
A empresa que começou como um sonho, agora conta com 7 colaboradores. Para o empresário, não adianta ficar só no papel, os projetos devem ser desenvolvidos. “O mais importante que aprendi é por a mão na massa. Se fossemos aprender, talvez ainda nem teríamos começado. Tem que ter um estudo em paralelo. Um estudo para resolver os problemas que vão aparecendo”, dá a dica.
O game “Adore” é um RPG de ação e será atualizado com novos conteúdos, comparando a novas temporadas de seriados. “Vai fazer 4 anos que estamos trabalhando nesse jogo. Ainda nem lançamos oficialmente, está em "acesso antecipado" como chamamos, mas mesmo depois de lançado, pretendemos continuar trabalhando nele por muitos anos, com mapas, itens, histórias novas, etc...”, pontua.
No jogo, o personagem Lukha procura ajudar o “Deus das Criaturas”, que foi derrotado e foi dado como morto. Para isso o jogador pode capturar e controlar criaturas de uma maneira inovadora.
A empresa que faz jogos para computador e consoles, Playstation, Xbox, está com projeto para lançar 3 novos games. A equipe também busca referências artísticas da Capital. “Buscamos uma artista aqui de Campo Grande também para criar as músicas do jogo. Mesmo sem experiência pra games, a gente sempre foi muito fã do trabalho dela. É a Ju Souc”, finaliza.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.