Carnaval em 2021 pode ter desfiles em maio, junho ou julho
Cultura estuda adiamento para preservar a saúde do público durante a pandemia
Sem perspectiva de serem realizadas em 2021, as celebrações de Carnaval podem ganhar espaço no calendário, apesar da pandemia. A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e a Liga das Escolas de Samba estudam adiar os desfiles para maio, junho e julho, em Campo Grande.
Os eventos não serão realizados nos dias oficiais, de 12 e 16 de fevereiro, para preservar a saúde do público neste momento de pandemia.
O período previsto para a realização dos desfiles das escolas de samba e blocos carnavalescos em todo o Estado ficou estabelecido para acontecer nos meses de maio, junho ou julho, dependendo do andamento da vacinação em massa.
No Estado, a vacinação começou, mas a festa vai depender também das medidas restritivas impostas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Para o Estado, foram encaminhadas 158 mil doses para ser aplicadas em cerca de 210 mil pessoas do grupo risco, nesta primeira fase. A recomendação é vacinar pelo menos 80% da população para tornar o ambiente seguro.
Conforme a fundação, o Carnaval somente será suspenso em último caso, já que movimenta a economia do Estado e de que muitas pessoas dependem financeiramente da realização das festividades.
Segundo o presidente da Fundação de Cultura do Estado, Gustavo de Arruda Castelo, o Governo do Estado já sinalizou positivamente a respeito da realização do Carnaval, mesmo que fora da data oficial, posteriormente, mas tudo vai depender das medidas restritivas de biossegurança.
“Entendemos a importância da realização do carnaval por ser uma festividade que faz parte do calendário anual. Porém, esta festa precisa ser realizada com muita responsabilidade por todos os envolvidos”, finaliza Castelo.