Em mostra de teatro, público irá imergir em mundo de bonecos
Além de assistir aos espetáculos, exposição com bonecos variados compõe a experiência
De crianças até adultos, todos acabam se encantando com os bonecos que ganham vida em espetáculos teatrais. Para aproximar os personagens lúdicos de quem é curioso para ver os bonecos de perto, a Mostra de Teatro de Bonecos criou uma exposição gratuita no Teatral Grupo de Risco para ampliar a experiência do público.
Criados por bonequeiros que vão de Wilson Motta até Jorge de Barros e Miska Thomé, os personagens que se destacam aos olhos do público ganharam um novo local temporário. Durante o mês de novembro, os bonecos ficarão disponíveis para uma imersão integrando a mostra de teatro.
Jornalista e diretora teatral, Lu Bigatão explica que a ideia é ampliar a experiência de quem está acostumado a ver os bonecos apenas de longe. “Quando as pessoas vierem assistir, vão conferir essa exposição que conta um pouco da trajetória do nosso grupo. Temos 32 anos com teatro de bonecos e já montamos mais de 20 espetáculos”.
Com a aproximação na exposição, quem visitar o Teatral Grupo de Risco poderá conferir as diferentes técnicas usadas em cada boneco. “Temos bonecos de várias técnicas, desde bonecos de luva, marionetes e bonecos de vara até de manipulação direta. Com eles, é possível ter uma ideia dessa trajetória”, detalha Lu.
Produtora e integrante de elenco em três espetáculos que compõem a mostra, Fernanda Kunzler explica que o mundo do teatro de bonecos é aberto para todas as idades. Por isso, unir as apresentações à exposição mostra essa ampliação da experiência.
“Muitas pessoas acreditam que o teatro de bonecos é só para o público infantil, mas percebemos que esses espetáculos não chegam só para esse público. A gente transcende a possibilidade que temos com o trabalho de ator em cena e torna o espetáculo talvez em algo mais lúdico, atinge uma outra parte da criação e da imaginação”, diz Fernanda.
Trabalhando com bonecos desde 2005, ela completa que esse tipo de espetáculo ainda envolve uma ação diferente tanto para os atores quanto para o público. “É muito distinto porque quem tem vida é o boneco. Você deixa até um pouco do seu ego de lado e quem aparece é esse outro corpo inanimado que vai ganhar vida”.
A exposição segue aberta ao público até o dia 4 de dezembro. Escolas poderão agendar suas visitas antecipadamente através do número (67) 99221-6057.
Para garantir os ingressos, é necessário chegar aos locais com 30 minutos de antecedência. Mais informações podem ser conferidas no perfil do Instagram @deslimitesteatroecinema.
Confira abaixo a programação completa:
Dia 06 de novembro
- 17 horas - Apresentação do espetáculo dona arara vai casar / Grupo Deslimites
- Local - Teatral Grupo de Risco - Endereço- Rua José Antônio, 2170, Bairro São Francisco
Dia 07 de novembro
- 10 horas - Apresentação do espetáculo - lobo leopoldo em chapeuzinho vermelho - Grupo - ubu de artes cênicas
- Local - Escola Agrícola Gov. Estevão de Figueiredo
- 15 horas - Apresentação do espetáculo dona arara vai casar - Grupo Deslimites
- Local - Teatral Grupo de Risco - Endereço- Rua José Antônio, 2170, Bairro São Francisco
Dia 08 de novembro
- 14 horas - Espetáculo - se essa rua não fosse sua - Grupo Chicomaria
- Local - Escola Agrícola Barão do Rio Branco
Dia 09 de novembro
- 10 horas - Espetáculo pantanália - Grupo tareco- treco
- Local: Escola Municipal José do Patrocinio
Dia 10 de novembro
- 15 horas - Espetáculo - manual de barros – concerto a céu aberto para solos de objeto - Grupo arte e riso cia de animação
- Local: Ateliê ramona rodrigues
Dia 17 de novembro
- 15 horas - Encontro de Bonequeiros
- Local - Teatral Grupo de Risco - Endereço- Rua José Antônio, 2170, Bairro São Francisco
- 19 horas - Espetáculo Navegantes
- Local - Orla Morena
Dia 18 de novembro
- 10 horas - Espetáculo - piraputanga no caminho das águas - Grupo deslimites
- Local - Auditório da semed- secretaria de educação de campo grande
Dia 20 novembro
- 10 horas - Espetáculo- navegantes - Grupo deslimites
- Local - Feira do bosque da paz
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).