Festivais que marcaram época em MS são relembrados em filme
Obra traz canções vencedoras, interpretação de Geraldo Espíndola e fotos memoráveis de Roberto Higa

Uma incursão no tempo para resgatar os festivais de música, após um exaustivo trabalho de buscas em arquivos e registros públicos e privados. Assim, projeto "Sonoras Imagens de Uma Época se fez para trazer ao público atual, os tempos áureos da musicalidade sul-mato-grossense, onde os festivais eram quem davam o tom.
Obra feita pela Quiquiho Produções, o filme relembra como era a cultura musical do Estado, antes mesmo dele existir, ainda parte do Mato Grosso uno, mas já dando sinais de expansão e autonomia do norte, naquela época, praticamente limitado a Cuiabá.
Sonoras Imagens de Uma Época conta a história da moderna música urbana de MS através dos festivais e chega como um convite para reavivar emoções de quem já viveu esses bons tempos. Interpretadas nesta obra por Geraldo Espíndola, nove canções vencedoras de diferentes festivais são apresentadas.

Tudo foi feito com o devido crédito a seus compositores e intérpretes originais. Além disso, também é demonstrado ali pesquisa com registros fotográficos de Roberto Higa, mostrando um ciclo iniciado em 1967, no I Festival de Música Popular Brasileira de Campo Grande, realizado no Clube Surian.
O fim dos registros são de 1979, quando o Ginásio de Esportes da UCE (União Campo-grandense de Estudantes) foi palco do I Festival Sul-mato-grossense de Música, chamado, na época, também pela sigla Fessul.
Quem saiu dali - Todos esses festivais produziram, revelaram e confirmaram talentos nas artes instrumentais, de canto, melodia e composições. Alguns títulos tornaram-se expressões simbólicas da inspirada qualidade cultural de Mato Grosso do Sul.
Uma delas foi a "Mané Bento", composição de Jose Octávio Guizzo e Paulo Mendonça de Souza, interpretada por Jorge Siufi, e a belíssima "Kananciuê", de Moacir Lacerda e J. Luz Bittencourt, que ganhou o Brasil e o exterior nas vozes do Grupo Acaba.

Com direção-geral de Dalila Saldanha, o projeto é financiado pelo FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), tendo apoio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e da prefeitura de Campo Grande.
O projeto foi executado também pela equipe técnica que contou com Gabriel Andrade (direção musical), Gílson Espíndola (produção musical e edição), Rodrigo Teixeira (pesquisa), Altair dos Santos (pesquisa e tratamento de fotos) e Sandra Higa (curadoria). A identidade visual ficou por conta da Polca Branding Design.
A obra audiovisual Sonoras Imagens de Uma Época será exibida a partir do próximo dia 19, no canal da Sectur, que pode ser acessado no link a seguir: www.youtube.com/secturcg. Abaixo, após a foto, confira a lista de canções, autores e intérpretes do filme:

1967 - I Festival de Música Popular Brasileira de Campo Grande - Clube Surian
Canção vencedora: "Mané Bento" - Letra de Jose Octávio Guizzo, música de Paulo Mendonça de Souza e interpretação de Jorge Siufi.
1968 - II Festival de Música Popular Brasileira de Campo Grande - Clube Surian
Canção vencedora: Música "O Amor Vence a Cor". Autora: Lenilde Ramos. Intérpretes: José de Almeida e Darci Terra.
1969 - III Festival de Música Popular - Clube Surian
Canção vencedora: "Norma" - Autor e intérprete: José Roberto Amin.
1971 - III Festival de Música Estudantil de Mato Grosso - Restaurante Universitário UEMT
Canção vencedora: "Na Minha Canoa Só Cabe Lucinda" - Autor: Moacir de Lacerda. Intérpretes: Bia de almeida, Moacir de Lacerda, Clóvis Pereira e Luiz Carlos.
1972 - Festival de Música Estudantil Campograndense (Festival dos Centenários) Teatro Glauce Rocha
Canção vencedora: "Ponha na Sua Cabeça" - Autor e intérprete: Geraldo Espíndola.
1973 - VI Festival Matogrossense de Criatividade Musical (Femacrim) - Teatro Glauce Rocha
Canção vencedora: "Meteorito" - Composição: José Boaventura e Rubens de Aquino. Interpretação: Boaventura.
1974 - VI Festival de Música Popular Brasileira - Teatro Glauce Rocha
Canção vencedora: "Recado". Autora e intérprete: Lenilde Ramos.
1977 - Festival Sulmatogrossense de Música (FMMS) - Clube Libanês
Canção vencedora: "Voos Claros" - Autores: Geraldo Espíndola e Antonio Mário. Intérprete: Geraldo Espíndola.
1979 - I Festival Sulmatogrossense de Música (Fessul) - Ginásio da UCE
Canção vencedora: "Kananciuê". Autores: Moacir Lacerda e J. Luz Bittencourt. Intérprete: Grupo Acaba.