Mulheres entram em cena para falar de escritoras esquecidas
Na dramaturgia, essas mulheres são resgatadas em uma grande máquina do tempo
Estreia nesta quinta-feira (23) o espetáculo As Preciosas, inspirado no livro Na companhia de Bela, de Susana Ventura, Cassia Leslie e Roberta Asse. Em cartaz até o dia 26, na Casa de Ensaio, a peça, que é um convite ao cultivo, ao resgate e a escuta de obras criadas por mulheres, a qualquer tempo, será apresentada em duas sessões: às 19h e às 20h30.
A dramaturgia e direção são de Ligia Tristão Prieto, a direção musical de Sofia Basso e a direção de arte de Raphael Henrique. As interpretações das três personagens em cena ficam a cargo das atrizes Lívia Lopes, Renata Cáceres e Kelly Figueiredo, que levam ao palco suas experiências com o teatro, palhaçaria, circo e dança.
Os ingressos são vendidos via Sympla (clique aqui)
O espetáculo narra a história de três funcionárias da máquina do tempo da humanidade, localiza fora da Terra: Eva, decidida, consciente, movida pela urgência de encontrar um caminho para um mundo onde todos possam viver; Madalena, a mais nova, leve, sonhadora, que acredita que tudo é possível; e Luci, a mais velha, debochada, engraçada e calma, consciente do fracasso do mundo e do seu próprio em mudá-lo.
Além das apresentações, o grupo promove três oficinas gratuitas e abertas ao público.
As oficinas
Entre os dias 19 e 22 de março e 1 e 2 de abril, o Grupo Casa realiza as oficinas Escrita e dramaturgia para mulheres, com Ligia; Palhaçaria feminina, com Kelly Figueiredo; e Contação de histórias, com Renata Cáceres. Serão três acompanhamentos do ensaio geral de As Preciosas e mais dois encontros posteriores, para aprofundar a temática de cada um.
No primeiro workshop, o objetivo é percorrer a construção da cena, das personagens e da história, em uma única amarração. Em seguida, os encontros são voltados para a construção de texto e ampliação da escrita literária para a cena dramática.
Em Palhaçaria feminina, Kelly trabalha, em um primeiro momento, a possibilidade da palhaçaria na cena. Depois, leva-os à sala de ensaio para se dedicarem ao olhar do palhaço – aquele que vê tudo pela primeira vez – a escuta, o jogo da cena e a improvisação.
Por fim, Renata conversa com os participantes sobre a contação de história em cena, pontuando técnicas de contar histórias, como a escolha literária, tipos de contos, fruição e verossimilhança, oralidade, tempo, ambiente, contador em cena, música e elementos, variações e jogos cênicos. O encontro é finalizado com um exercício prático coletivo.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).