Praça será tomada pela dança com espetáculo “Memória de Brinquedo”
Espetáculo de dança com entrada gratuita será hoje (28 de junho), às 20 horas, na Praça do Rádio
Depois de passar por Rondonópolis e Cuiabá, o espetáculo de dança “Memória de Brinquedo” chega ao Mato Grosso do Sul. A iniciativa é da Curitiba Cia. De Dança, que encontrou na dança contemporânea uma linguagem para celebrar histórias, lembranças e sensações da infância. Em Campo Grande, o espetáculo será nesta quarta-feira (28), às 20h, na Praça do Rádio. A entrada é gratuita.
Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com direção artística de Nicole Vanoni, o “Memória de Brinquedo” busca colaborar com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade. Assim, a companhia busca realizar um trabalho de resgate poético e um incentivo do brincar. Esse resgate parte de várias fontes, desde a memória individual e coletiva do brincar e de sua representação simbólica até estudos recentes da neurociência que apontam o brincar como uma atividade fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças.
“Memória de Brinquedo” investiga as relações do brincar a partir de memórias reais e ficcionais. Em um mundo cada vez mais digital este trabalho incentiva e defende um resgate do brincar como etapa fundamental do desenvolvimento do indivíduo. Após o espetáculo, o recado que fica é que todos – pais ou não – ponderem a respeito do mundo que estamos construindo e talvez a partir dessa inspiração possam unir esforços para resguardar essa atividade vital do mundo infantil. Brincar é o pensamento da criança, e é preciso inteligência e sensibilidade para promover esse espaço/tempo.
No Mato Grosso do Sul a produção do espetáculo é feita pela Manaká Cultural, com o apoio da Fundação de Cultura, Segov e Sectur, além do Sesc MS. Depois, a Companhia segue para Goiânia (GO), onde finaliza sua circulação, no dia 4 de julho.
O espetáculo será hoje, às 20 horas, na Praça do Rádio. A entrada é gratuita.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).