Conheça o Tapwave Zodiac, inovador console híbrido lançado em 2003
Hoje temos um mundo dominado por smartphones, verdadeiros computadores de bolso onde podemos nos comunicar com qualquer pessoa e realizar as mais diversas tarefas, como por exemplo, jogar. O que hoje é comum, no início da década de 2000 era um sonho de consumo de qualquer pessoa. E claro que as empresas sonhavam em criar um aparelho que se encaixasse nesse sonho de modernidade. Uma delas foi a conhecida Nokia, que criou o primeiro videogame híbrido de console e telefone celular. Já falamos dele por aqui, em outra oportunidade. Mas engane-se quem pensa que só a gigante da telefonia (na época) tentou dar o “pulo do gato”.
Nessa época o mais próximo que se podia chegar de um computador de bolso eram os PDA’s – Personal Digital Assistant, e uma marca em especial virou praticamente sinônimo desse tipo de aparelho: a Palm – lembra da expressão Palm Top? Os Palm Tops tinham uso basicamente profissional, com a utilização de editores de texto, calculadoras, planilhas e vários outros aplicativos. Então alguns ex-executivos da Palm tiveram a ideia brilhante de criar um Palm Top que fosse também um videogame. Nascia assim o projeto do Zodiac.
Então em maio de 2001 eles criaram a empresa Tapwave e começaram a trabalhar no console. Conseguiram a licença de uso do sistema operacional da Palm, o que faria com que o Zodiac fosse compatível com uma ampla biblioteca de aplicativos e também jogos que rodavam nos PDA’s. Após a apresentação da empresa na E3 de 2003, o console é lançado em setembro do mesmo ano. O console utilizava jogos em cartão SD que eram vendidos em lojas, além de jogos via download – estilo shareware, onde era necessário pagar para desbloquear o jogo completo. Além disso foi criada uma loja online para compra de jogos, aplicativos e e-books e também eram vendidos CD’s que tinham conteúdo transportado ao Zodiac através de um PC.
Inicialmente o console era vendido apenas pela internet. A partir de julho de 2004 o Zodiac começou a ser vendido em lojas nos Estados Unidos e nos meses seguintes em países como Grã-Bretanha, Singapura e Coréia do Sul. O console possuia alguns nomes de peso entre seus jogos: Doom II, Duke Nukem Mobile, Tony Hawks Pro Skater 4 e Madden NFL 2005 eram alguns dos destaques do Zodiac. Poucos jogos foram lançados para ele, mas como ele tinha compatibilidade com jogos feitos para o Palm OS, a quantidade de software disponível era grande. Além disso, aplicativos como emuladores de diversos consoles e ports de jogos como Quake, aumentavam ainda mais o apelo do aparelho.
Falando em apelo, ele tinha características bem interessantes, como um direcional analógico bem confortável e com boa funcionalidade e uma tela de bom tamanho e boa imagem, além de tocar MP3 e rodar vídeos em diversos formatos. Sua bateria poderia durar até 3 horas de jogo.O console foi lançado em duas versões: uma com 32MB ao custo de 299 dólares e outra com 128MB ao custo de 399 dólares.
Confira as especificações do Tapwave Zodiac:
CPU: Processador Motorola i.MX1 ARM9 (200 MHz)
Memória: 10 MB RAM dedicados.
Aceleradora gráfica: ATI Imageon W4200 2D (com 8 MB SDRAM dedicados)
Tela: 3.8 polegadas transflectiva 480×320 (meio VGA),65,536 cores (16-bit), com tela com luz própria.
Som: Yamaha e auto-falantes em stereo.
Wireless: Infravermelho e Bluetooth (compativel com alguns cartões Wifi SDIO carts)
Bateria: recarregável de lithium
Apesar de todas essas características positivas, o Tapwave Zodiac não foi um sucesso. Estima-se que menos de 200 mil unidades foram vendidas. O lançamento do Sony PSP e do Nintendo DS, dois dos consoles portáteis mais bem-sucedidos da história, tiravam qualquer chance de sucesso do Zodiac, que sofria pelo fraco impulsionamento por parte da Tapwave, empresa modesta frente às gigantes Sony e Nintendo, mas que deixou um marco interessante na história dos videogames.
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