Acredite se quiser: bacon no pão vira opção de lanche saudável e gostoso
Com alimentos anti-inflamatórios, nutricionista Luanna cria receita que une sabor e bem-estar para fazer em casa de forma rápida
Pão funcional com bacon artesanal é opção gostosa para comer bem e ainda cuidar da saúde, sem sair de casa. Por isso, a nutricionista Luanna Caramalac Munaro ensina como preparar a receita com ingredientes anti-inflamatórios, que une sabor e bem-estar. Agora é o momento de aproveitar a quarentena para ser saudável.
“É uma receita funcional com alimentos anti-inflamatórios, que não tem nada que inflame o organismo. Cuidar da saúde nunca foi tão importante e isso não é do dia para noite, é uma construção diária”, afirma a nutricionista.
Luanna faz atendimento clínico em Campo Grande e conversa com o Lado B sobre alimentação saudável, principalmente nessa época de epidemia do coronavírus, quando muitos moradores estão isolados em casa. Isso exige ainda mais atenção com a saúde.
“Estamos vendo vários estudos relacionando, por exemplo, a obesidade como um dos fatores de maior risco para pretensão de contrair o vírus. O dado é alarmante e revela que 25% das pessoas que morreram eram obesas, um número alto”.
Por isso, agora é ainda mais necessário repensar sobre como está sua alimentação. “A obesidade gera uma inflamação crônica no organismo e isso leva a uma condição, como vitaminas lipossolúveis ficarem presas no tecido adiposo. Elas são importantes para controlar a inflamação do organismo”, explica.
Além disso, ela relata que os hormônios ficam em desequilíbrio e a leptina, hormônio inflamatório, aumenta. “Já a adiponectina que é um hormônio anti-inflamatório diminui e isso é preocupante. Consequentemente, essas situações fazem a imunidade enfraquecer, não apenas em pessoas obesas”, destaca.
Então, já é hora de abrir os olhos e cuidar mais da alimentação, por isso o pão funcional recheado pode ser uma boa opção. “Não leva farinha, trigo, leite de vaca e nem açúcar que são alimentos pró inflamatórios”, diz.
O bacon é artesanal, sem corante e conservante. “É uma carne com fonte de gordura boa, mas é individual. Tem pessoas que comem, outras que não podem, depende da individualidade da pessoa”.
Ingredientes:⠀
- 3 ovos inteiros⠀
- 2 xícaras de leite vegetal⠀
- 1 pacote de fermento o biológico seco 10g⠀
- 2 xícaras de farinha de arroz ou amêndoas ⠀
- 3 colheres de sopa de polvilho doce⠀
- 2 colheres sopa de azeite de oliva extra virgem⠀
- Sal a gosto⠀
- 1 colher de chá de goma xantana⠀
Modo de preparo: Misture o leite vegetal com o fermento, deixe por 10 minutos descansando. Coloque o azeite, a farinha, o polvilho doce e a goma xantana, e misture bem. Acrescente o bacon artesanal (já pronto), e coloque para assar no forno preaquecido a 180° graus, por 30 minutos. Depois é só saborear.
Quem não quiser acrescentar o bacon, pode trocar por ervas naturais. “Coloca queijo parmesão ralado por cima e joga alho frito, que também fica gostoso e crocante”, orienta Luanna.
O pão já assado tem validade de quatro dias se ficar na geladeira, mas se for armazenado no freezer pode durar até um mês. “É uma opção tanto para o café da manhã quanto da tarde”, conclui.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.