Ceviche de melancia ou leite de tigre são sugestões para curar ressaca de festas
Há quem torça o nariz quando se fala na mistura da melancia com elementos salgados. Mas a fruta guarda surpresas e pode ser uma boa dica para quem quer entrar o fim de semana mais leve, depois da comilança de Natal. Por isso, o Lado B separou duas receitinhas de ceviches para dar uma forcinha na recuperação do organismo.
Um deles é o ceviche de melancia, prato que pode ser servido como entrada, salada ou acompanhando uma proteína. Mas em quantidade maior é uma refeição que também deixa qualquer um satisfeito e ainda atende o público que não consome alimentos de origem animal.
O prato é saboroso e rápido. Apesar do doce da melancia, a mistura de ingredientes deixa o sabor muito parecido com o ceviche feito com peixe.
Ingredientes
3 xícaras de melancia em cubos sem caroços
½ cebola roxa
2 limões
1 tomate pequeno
1 xícara de coentro picado
1 pimenta dedo de moça
Modo de preparo – Corte a cebola em lâminas bem finas. Coloque a cebola em um recipiente e junte o suco do limão. Deixe descansar por uns 15 minutos. Escorra parte do liquido que se formou e reserve.
Em outro recipiente coloque os cubos de melancia e as cebolas marinadas no limão. Retire a casca do tomate, retire as sementes, corte-o em cubos pequenos e junte aos demais ingredientes. Faça o mesmo com a pimenta. Pique bem o coentro e junte aos demais ingredientes. Mexa bem, tempere com azeite a gosto e sal. Sirva gelado.
O chef de cozinha campo-grandense Bruno Abreu também já perdeu as contas de quantas vezes sugeriu o ceviche feito com peixe e que traz em sua receita o “leite de tigre”, que tem a fama de curar a rebordosa pós-farra. O ingrediente é o caldo que sobra após o peixe cru ser marinado em suco cítrico.
“Seu poder reparador vem da combinação de seus ingredientes potentes que estimula o apetite e que levam à produção de endorfinas e provocam sensação de prazer”, explica.
Como o ceviche ainda não faz parte 100% do paladar campo-grandense, Bruno preparou uma receita prática e leve, um ceviche com salsa de Aji Amarillo, para ninguém sentir receio de comer uns cubinhos de peixe marinado no limao, Veja como fazer o salsa de Aji Amarillo
Ingredientes
4 pimentões amarelo
1 cebola
5 dentes de alho grande
1 litro e meio de oleo
Sal e Noz moscado a gosto
Modo de preparo - Descasque a cebola, o alho e retire as sementes dos pimentões. Corte tudo grosseiramente e coloque tudo em uma panela com o óleo em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam macias.
Depois, coloque os pimentões, a cebola e o alho já macio em um liquidificador e utilize somente a quantidade suficiente de óleo para bater tudo e obter uma textura cremosa. Adicione a noz moscada e o sal e bata mais um pouco.
Agora confira a receita do ceviche:
Ingredientes
1 kg de peixe (filé de tilápia ou piranha)
3 pimentas dedo de moça
3 cebolas roxa
1 copo de suco de limão tahiti
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo: Corte os peixes em cubos e adicione o suco de limão e o sal. (Nesse momento o peixe vai cozinhar sob o ácido do limão e vai soltar o seu próprio líquido sob o efeito da desidratação do sal, este líquido também pode ser chamado de leite de tigre).
Adicione a pimenta dedo de moça picada sem as sementes com algumas pedrinhas de gelo.
Corte a cebola em fatias bem finas e coloque em água com gelo por 15 minutos aproximadamente (isso se chama cristalizar a cebola. Faz com que ela fique mais suave e crocante). Adicione a cebola junto ao peixe.
Em seguida adicione a salsa de Aji amarillo (o quanto quiser) que irá se unir ao líquido (leite de tigre). “E formará um sabor perfeito e saudável também”, garante o chef. Finalize com o coentro e algo crocante (normalmente utilizamos chips de batata ou de banana, pipoca, milho frito e mandioca ou batata cozida).
Curta o Lado B no Facebook e Instagram.