ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Sabor

Chefs com Síndrome de Down fazem receita para mês ser mais romântico

Projeto “Cromossomo do Amor” ensina os alunos da Escola Juliano Varela a cozinhar

Bárbara Cavalcanti | 03/06/2021 08:00
Chefs com Síndrome de Down fazem receita para mês ser mais romântico
Juliano Varela e chef Edu na cozinha preparando os corações especiais. (Foto: Marcos Maluf)

Na cozinha da Escola Juliano Varela são feitas muitas coisas gostosas, mas a última “invenção” agora é um coração de chocolate branco, com recheio de brigadeiro branco de frutas vermelhas especial para o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho. O doce é fruto do projeto ‘Cromossomo do Amor', que ensina os alunos com Síndrome de Down da Escola Juliano Varela a arrasar na cozinha.

Serão produzidos ao todo 200 corações exclusivos pelas mãos dos alunos para a ação que leva o nome de “Amor Especial”. Quem assina a receita é a chef Ana Paula Navarro. “É uma receita de dificuldade média, não é tão simples assim não. Mas eles me surpreenderam, ficou tudo muito bem feito. O desafio maior é conseguir desenformar sem quebrar e aqui, pouquíssimos quebraram”, explica.

Os corações são feitos de chocolate branco. Cuidadosamente, os alunos fazem a base em uma forma de silicone, desenhando padrões assimétricos, o que faz com que cada um dos corações seja único. Depois, vem o recheio de brigadeiro branco com frutas vermelhas. A calda também é feita na cozinha da escola e leva framboesa, mirtilo, amora e morango.

Chefs com Síndrome de Down fazem receita para mês ser mais romântico
O sabor é suave, não muito doce ou enjoativo e as frutas dão uma balanceada na textura e sabor. (Foto: Marcos Maluf)

De acordo com o chef Edu Rejala, os ingredientes são de alta qualidade. “A gente não quer apenas que as pessoas comprem os produtos, não apenas para ajudar, mas também pela qualidade”, reforça. “A embalagem foi toda elaborada aqui também, vem com imã personalizado, foi tudo pensado para que seja um presente bem especial”, detalha.

O aluno Célio Augusto é irmão da chef Ana Navarro, aluno da escola e um dos destaques da equipe. Diz gostar muito de cozinhar e revela que fez um coração para dar de presente à namorada Larissa, que também integra a turma.  “Mas vai ter mais uma surpresa além do coração”, revela.

Chefs com Síndrome de Down fazem receita para mês ser mais romântico
O coração já na embalagem, pronto para ser presenteado. (Foto: Marcos Maluf)
Chefs com Síndrome de Down fazem receita para mês ser mais romântico
O aluno Célio Augusto desenformando um coração. (Foto: Marcos Maluf)

De acordo com a coordenadora do projeto, a cozinha faz muito sucesso entre os alunos. “A recepção dos alunos é incrível. Às vezes em casa, eles não têm essa autonomia que eles têm aqui, as famílias às vezes ficam até apreensivas. Mas então eles acabam se desenvolvendo muito bem”, detalha. São seis turmas com cinco alunos cada.

O chef Edu ainda complementa que o objetivo do projeto é capacitar os alunos para o mercado de trabalho. “O projeto tem dois momentos, tem o momento da panificação, capacitar na parte de pães, pizzas, cuecas viradas e essas coisas, e todos os produtos para ocasiões especiais. Eles também têm aula de mercado e ética para estarem capacitados para trabalhar, o objetivo é formar para ir ao mercado de trabalho”, reforça.

O primeiro projeto sazonal foram os ovos de páscoa, que fizeram grande sucesso e foram esgotados rapidamente. Além disso, regularmente são produzidos brownies, que ficam em caixinhas em empresas parceiras. Entre os alunos está o próprio Juliano Varela. E declara orgulhoso: “Eu sou masterchef agora, eu e Edu!”

Os pedidos dos corações são limitados e estão disponíveis pelo telefone (67) 99217-2299.

Chefs com Síndrome de Down fazem receita para mês ser mais romântico
Com a supervisão do Chef Edu, alunos montam o coração de chocolate. (Foto: Marcos Maluf)

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias